Arquitetura e Design de Software (2) ----- Modelo de Arquitetura

modelo de arquitetura

A arquitetura de software lida com a estrutura abstrata de alto nível dos sistemas de software, por meio do uso de decomposição e composição, com estilo arquitetônico e atributos de qualidade. O projeto da arquitetura de software deve atender aos principais requisitos funcionais e de desempenho do sistema e atender aos requisitos não funcionais, como confiabilidade, escalabilidade, portabilidade e disponibilidade.

Uma arquitetura de software deve descrever seus componentes componentes, suas conexões, as interações entre eles e a configuração de implantação de todos os componentes.
A arquitetura de software pode ser definida de várias maneiras −

  • UML (Unified Modeling Language) - UML é uma das soluções orientadas a objetos para modelagem e design de software.

  • Modelo de Visão Arquitetural (Modelo de Visão 4+1) - O Modelo de Visão Arquitetural representa os requisitos funcionais e não funcionais de um aplicativo de software.

  • ADL (Architecture Description Language) - ADL define a arquitetura de software formal e semanticamente.

UML

UML significa Linguagem de Modelagem Unificada. É uma linguagem gráfica para fazer projetos de software. A UML foi criada pelo Object Management Group (OMG). O rascunho da especificação UML 1.0 foi submetido ao OMG em janeiro de 1997 como um padrão para análise de requisitos de software e documentos de design que são a base para o desenvolvimento de software.

A UML pode ser descrita como uma linguagem de modelagem visual de propósito geral para visualizar, especificar, criar e documentar sistemas de software. Embora a UML seja comumente usada para modelar sistemas de software, ela não se limita a ela. Também é usado para modelar sistemas que não são de software, como fluxo de processo em unidades de fabricação.

Esses elementos são componentes que podem ser relacionados de diferentes maneiras para compor uma imagem UML completa, que é chamada de diagrama. Portanto, é muito importante entender os diferentes diagramas para implementar o conhecimento na vida real. Temos duas grandes categorias de diagramas, que são divididas em subcategorias, ou seja, diagramas estruturais e diagramas comportamentais.

diagrama de estrutura

Um diagrama de estrutura representa os aspectos estáticos de um sistema. Esses aspectos estáticos representam as partes do gráfico que formam a estrutura principal e, portanto, são estáveis. Essas partes estáticas consistem em classes, interfaces,

おすすめ

転載: blog.csdn.net/LJX646566715/article/details/125805842