Estilo de arquitetura de software de pontos de conhecimento da série de arquitetos de sistemas de exames de software (2)

Continuando com o artigo anterior: Estilo de arquitetura de software de pontos de conhecimento da série de arquitetos de sistemas de exames de software (1)

Este Onze está destinado a ser um Onze que não se relaxa e permanece “apertado”. Como me inscrevi no Exame Nacional de Qualificação (Nível) Profissional e Técnica de Tecnologia de Computação e Software, o exame será realizado no dia 4 de novembro, portanto o feriado de 8 dias não deve ser desperdiçado e deve ser bem aproveitado. Agora refine e registre cada ponto de conhecimento central, um por um.

Capítulo:

Capítulo 7. Conhecimento básico de design de arquitetura de sistema

        Seção 3. Estilo arquitetônico de software

2. Segmentação

(2) Estilo arquitetônico de chamada/retorno

O estilo arquitetônico de chamada/retorno refere-se ao uso de um mecanismo de chamada e retorno no sistema. Na verdade, é uma estratégia de dividir e conquistar. Sua ideia principal é decompor um grande sistema complexo em vários subsistemas, a fim de reduzir a complexidade e aumentar Modificável, o programa começa a executar o código do componente a partir de seu ponto inicial de execução e, quando a execução do programa termina, o controle é retornado ao componente que chama o programa.

O estilo arquitetônico de chamada/retorno inclui principalmente :

Estilo de programa/subprograma principal, estilo orientado a objetos, estilo hierárquico e estilo cliente/servidor .

  • Estilo arquitetônico do programa/subprograma principal

O estilo principal do programa/subprograma geralmente usa controle de thread único e divide o problema em várias etapas de processamento.

Os principais componentes do estilo do programa/subprograma são o programa principal e os subprogramas , e os subprogramas geralmente podem ser sintetizados em módulos. As chamadas de procedimento servem como mecanismos de interação, ou seja, como conectores. O relacionamento de chamada é hierárquico e sua lógica semântica mostra que a correção de um subprograma depende da correção do subprograma que ele chama.

  • estilo de arquitetura orientada a objetos

O estilo arquitetônico orientado a objetos é baseado na abstração de dados e na orientação a objetos . Os métodos de representação de dados e suas operações correspondentes são encapsulados em um tipo ou objeto de dados abstrato.

Os componentes do estilo arquitetônico orientado a objetos são objetos ou instâncias de tipos de dados abstratos . Consistente com o estilo arquitetônico principal/sub-rotina, os conectores são mecanismos de chamada de procedimento .

  • estilo arquitetônico hierárquico

Os sistemas hierárquicos formam uma hierarquia, com cada camada prestando serviços à camada superior e agindo como cliente da camada inferior. Em alguns sistemas hierárquicos, com exceção de algumas funções de saída cuidadosamente selecionadas, as interfaces das camadas internas são visíveis apenas para as camadas adjacentes . Os componentes desse sistema implementam máquinas virtuais no nível da camada . Os conectores são definidos por protocolos que determinam como as camadas interagem . As restrições topológicas incluem restrições nas interações entre camadas adjacentes. Como cada camada afeta no máximo duas camadas , e desde que a mesma interface seja fornecida às camadas adjacentes, cada camada pode ser implementada de maneiras diferentes, o que também fornece um suporte poderoso para a reutilização de software.

  • Estilo arquitetônico cliente/servidor

A arquitetura de software cliente/servidor (C/S) é baseada na assimetria de recursos e é proposta para alcançar o compartilhamento . A arquitetura C/S de duas camadas possui três componentes principais: servidor de banco de dados , aplicativo cliente e rede . O servidor (backend) é responsável pelo gerenciamento dos dados, e o cliente (frontend) completa as tarefas interativas com o usuário, o que é chamado de " fat client, thin server ".

A arquitetura C/S de três camadas adiciona um servidor de aplicativos. Toda a lógica do aplicativo reside no servidor de aplicativos e apenas a camada de apresentação existe no cliente, por isso é chamado de " thin client ". As funções do aplicativo são divididas em três camadas : camada de apresentação , camada de função e camada de dados . A camada de apresentação é a parte da interface do usuário do aplicativo , geralmente usando uma interface gráfica do usuário; a camada funcional é o corpo principal do aplicativo , implementando uma lógica específica de processamento de negócios ; a camada de dados é o sistema de gerenciamento de banco de dados.

おすすめ

転載: blog.csdn.net/phmatthaus/article/details/133485088