Como pensar e tomar decisões corretamente em arquitetura

No contexto da arquitetura de software, o arquiteto-chefe refere-se a um arquiteto de software que pode ter um julgamento claro e correto sobre o futuro diante da incerteza do desenvolvimento tecnológico.

O obstáculo que precisa ser superado para se tornar um arquiteto-chefe é buscar constantemente oportunidades para tomadas de decisão de alto risco. Isso é especialmente importante para arquitetos em grandes empresas. Arquitetos de meio período ou período integral que cresceram em um ambiente de grande empresa geralmente se concentram na solução de problemas práticos e raramente têm a oportunidade de tomar decisões. No caso de grandes incertezas técnicas, na maioria das vezes, seus superiores avaliam riscos e benefícios e, então, tomam decisões arquitetônicas.

A capacidade de tomar decisões corretas não surge do nada.Como outras habilidades, ela precisa ser polida repetidamente no processo de tentativa e erro contínuos. Leva tempo, oportunidade e um ambiente cultural relativamente amigável.

Como podemos melhorar a capacidade de tomar decisões corretas em cenários altamente incertos? Em última análise, é a melhoria da capacidade de raciocínio.

Então, como ajudar o arquiteto-chefe a tomar algumas decisões, para que ele possa pensar em você toda vez que tomar uma decisão importante.

Antes de tudo, há uma condição necessária: você tem uma clara vantagem em um campo específico e pode vencer no nível da empresa.

Quando você ajuda outras pessoas a tomar decisões de alto risco, veja o que fazer:

  1. Entenda o contexto de toda a decisão.
  2. Entenda as restrições da tomada de decisão.
  3. Forneça o máximo de evidências possível no campo em que você é proficiente e minimize a incerteza de pequenas decisões.
  4. Da sua área de especialização, faça recomendações para a decisão final (ou seja, tome uma decisão final).
  5. Participe do maior número possível de discussões de tomada de decisão e aprenda sobre métodos de incerteza e convergência em outros campos.
  6. Independentemente de a decisão final estar alinhada ou não com suas recomendações, tente entender a lógica por trás da decisão final da melhor maneira possível.
  7. Nos meses ou mesmo anos seguintes, continue prestando atenção ao progresso do acompanhamento da tomada de decisão e reflita sobre as partes ausentes e mal avaliadas das sugestões de tomada de decisão fornecidas por você.
  8. Nos próximos meses ou mesmo anos, preste atenção às mudanças subsequentes em outros campos e pense na correção da decisão final. Observe que depende não apenas do efeito final, mas também do acerto ou erro da lógica e do processo de tomada de decisão. Mesmo que a decisão seja acertada, quanto dela se deve à sorte? Quantos componentes vêm da interpretação correta do ambiente atual e das tendências futuras? Se o julgamento estiver errado, quantos deles são suposições erradas e quantos são métodos errados.

Se você estiver em um ambiente cultural relativamente aberto e inclusivo, se for realmente capaz, com certeza será notado, então terá a oportunidade de aumentar sua influência por meio dos métodos acima.

O valor da personalidade do arquiteto-chefe está em fornecer uma perspectiva diferente para o tomador de decisão do CTO e ajudá-lo a resistir à pressão do CEO quando for razoável insistir na tomada de decisão correta. O valor da personalidade de um CTO reside em resistir à obsessão interna com a tecnologia, bem como ao instinto de proteger os membros de sua equipe e de tomar decisões ideais do ponto de vista da situação geral da empresa. Quando necessário, o avanço tecnológico, os interesses da equipe e a racionalidade estrutural são opções que podem ser sacrificadas.

Portanto, uma condição necessária para ser um bom arquiteto-chefe é ter a base de profunda confiança com o CTO e a capacidade de resolver os conflitos do dia a dia .

No estágio atual de desenvolvimento de carreira, chamar a atenção do CTO ou arquiteto-chefe é fundamental para o crescimento do seu arquiteto. Não devemos apenas melhorar a qualidade e o poder de pensamento de nossas próprias sugestões de tomada de decisão, mas também fornecer a elas informações da mais alta qualidade de nossa própria perspectiva. Ao mesmo tempo, é necessário participar ao máximo de todo o processo de tomada de decisão para melhorar o próprio julgamento. Claro, também é uma parte essencial para melhorar ainda mais o julgamento por meio da reflexão contínua.

Este artigo é uma nota de estudo para o dia 29 de maio. O conteúdo vem do "Curso de Arquitetura de Guo Dongbai" no Geek Time . Este curso é recomendado.

おすすめ

転載: blog.csdn.net/key_3_feng/article/details/130929808