Ao fazer uma pesquisa científica, pensar em uma ideia e descobrir que alguém já a fez, como devo ajustar minha mentalidade? (Anexar pontos inovadores propostos, pequenos pontos inovadores, plano de redação da tese)


Enquanto lia a literatura, pensei em uma ideia. Tive uma ideia muito boa e comecei a trabalhar nela. Pessoalmente, tenho o hábito de passar uma parte do dia lendo a literatura e, no meio do caminho, de repente vi a literatura e percebi minha ideia há alguns anos.. Mentalidade instantânea Travou, apático por vários dias. Isso já aconteceu várias vezes, e o entusiasmo vai diminuindo gradativamente, como devo ajustar?

Fonte: https://www.zhihu.com/question/461732555

Requerido: Escola Primária Mengmeng Crisp

​Nossa, deixe-me dar uma resposta do meu chefe: não entre em pânico se alguém fizer isso! Há espaço para mais de um artigo neste tópico.Um
bom tópico pode definitivamente acomodar mais de um bom artigo. Pelo contrário, se você é aluno de doutorado, o que você precisa tomar cuidado é com o campo completamente em branco. Pode ser um grande buraco 13. .

Respondente: Juan Ah
Pelo contrário, eu tenho uma ideia, e a pesquisa relevante na literatura está em branco, então eu realmente tenho que ter cuidado. Uma nova bonança é descoberta? Ou você alcançou os bons tempos e as restrições da pesquisa anterior foram resolvidas recentemente? Ou é mais provável que haja armadilhas desconhecidas nessa ideia, resultando em nenhum resultado? (Atualmente, existem muito poucos resultados negativos publicados em revistas de pesquisa científica, o que desperdiça muito tempo com tentativas repetidas e precisa ser alterado.) É preciso pensar duas vezes.

Isso não quer dizer que você deva ser tímido ao fazer pesquisas e só fazer o que faz bem, mas ainda é necessário conversar com colegas de áreas afins antes de entrar em um campo em branco

Meu chefe nunca entra em pânico porque alguém já fez isso... a menos que alguém já tenha feito mal. Não há necessidade de fazer isso novamente. Se houver apenas um ou dois papéis, na verdade, o oposto é verdadeiro, você pode mudar um pouco o ângulo e continuar. Afinal, você só está pensando na ideia, é fácil pensar na extensão. Uma boa ideia de pesquisa científica deve ser capaz de fazer uma série de perguntas.
O que eu tenho mais medo é que você já tenha feito o experimento, ou você tenha escrito o papel... aquele que é exatamente o mesmo

Respondida por: Mima

Quanto à mentalidade, só posso relaxar e dizer a mim mesmo que isso não é nada além do normal.Mesmo que eu tenha nascido na era de Newton, não é fácil fazer pesquisas inovadoras.
Então... não desista facilmente !!!A pesquisa feita por outros ainda pode ser feita. A ideia é apenas uma linha de pensamento. Ao longo da mesma linha de pensamento, pessoas diferentes podem fazer coisas com diferenças óbvias; no processo de pesquisa gradualmente aprofundada, você tem mais oportunidades de descobrir coisas que outras pessoas não esperavam .

Por outro lado, existem predecessores que o experimentaram, pelo menos mostra que não há grandes desvios em seu pensamento e, em geral, você obterá resultados se continuar a caminhar. Na pesquisa científica, pensei ter encontrado uma nova ideia, mas depois de uma operação difícil, descobri que a ideia estava errada.Na verdade, isso é bastante normal.

A originalidade é difícil e valiosa, e a pesquisa de otimização também é significativa. A pesquisa científica é principalmente um trabalho mental, mas o que mais tem medo de fazer pesquisa científica é continuar pensando e não implementá-la, porque é uma pena desistir de suas próprias ideias quando descobre que outros o fizeram.

Então, o que pode ser feito?

① Persiga o máximo, faça melhor que os predecessores, melhore um determinado índice de parâmetro ou alguns parâmetros, faça algumas suposições simplificadas no método original específico e use um determinado parâmetro empírico na teoria anterior com uma fórmula teórica Expressão é uma contribuição.

② Use o mesmo método e ideia para resolver novos problemas (lembre-se de citar artigos originais), que muitas vezes é considerado como irrigação, mas no processo de resolução de novos problemas, porque alguns atributos de novos objetos são diferentes, também é provável que precise a ser corrigido A melhoria do método original também é uma oportunidade de avanço.

③ Se você está no primeiro ou segundo ano de doutorado, mesmo que repita completamente o trabalho de alguns predecessores, acho que é significativo. Isso pode ajudá-lo a entender rápida e profundamente o assunto e evitar desvios. Este é o base da inovação.

A escolha da direção para os alunos de doutorado é muito importante. Na direção tradicional, a maioria dos problemas foi resolvida, e os problemas restantes são os problemas que os mestres anteriores não conseguiram resolver. Então você pode ter gasto muito tempo esforço e, finalmente, apenas uma pequena otimização. ; Novas direções, mesmo novas tecnologias de processamento e novos materiais pesquisados ​​em direções tradicionais, tornarão muito mais fácil produzir resultados. Obviamente, a vantagem da direção tradicional é que é mais fácil encontrar cenários práticos de aplicação de engenharia, as tecnologias de suporte correspondentes são relativamente maduras e o emprego e o empreendedorismo são relativamente fáceis; parece que a pesquisa nas escolas de ensino médio é geralmente orientada para o futuro , e você pode não conseguir alcançá-lo depois de muitos anos de graduação Industrialização, esta pode ser a razão pela qual algumas das chamadas profissões "tiankeng" se tornaram "poço".

Respondida por: Masao Kudo

É normal descobrir que alguém já fez a sua ideia, e você não precisa ficar deprimido. Aos meus olhos, isso pode ser uma coisa boa , deixe-me analisá-lo lentamente:

1. Sua ideia já foi feita antes, pelo menos mostra que sua ideia é viável, tem significado de pesquisa e pode ser realizada. Isso é melhor do que o tipo de ideia que está meio feita e considerada impossível .

2. Parabéns, você pode ficar sobre os ombros de gigantes . De acordo com minha estratégia, reproduzirei o conteúdo de pesquisa deste artigo primeiro e completarei o conteúdo de seu artigo do começo ao fim de acordo com seu método experimental e configurações experimentais. Faça novamente e, em seguida, compare os resultados experimentais que você obteve com os resultados de seu artigo para ver o quão reprodutível é? Isso pode pelo menos provar se sua operação de teste e equipamento são confiáveis. Esta etapa de autocertificação é realmente muito crítica .

3. No processo de realização de experimentos, é preciso pensar se existem elos que podem ser melhorados, como mudar o método de pesquisa, mudar o objeto de pesquisa, como mudar o material, mudar a estrutura, etc.; Mudança o método, como a introdução de algum novo equipamento, novos métodos de teste, etc. Como diz o ditado, "vinho novo em garrafas velhas" e "vinho velho em garrafas novas" , uma vez que você tenha um avanço nesses dois aspectos, faça experimentos, processe dados e escreva artigos de uma só vez, gradue-se o mais rápido possível, e alcançar o ápice da vida .

Estudantes de doutorado domésticos estão realmente jogando o jogo de pesquisa científica de "vinho novo em garrafas velhas" e "vinho velho em garrafas novas". A direção de pesquisa de "vinho novo", se você não tiver habilidade suficiente, pode ser um grande poço .

Finalmente, para resumir, fortuna e infortúnio dependem um do outro.Ao nos depararmos com coisas ruins, tendemos a mergulhar em emoções ruins e ignorar o bom por trás do ruim.

Respondida por: um cientista

Em primeiro lugar, posso dizer-lhe claramente que a probabilidade de sua "ideia" colidir com outras é tão baixa que você nem pode imaginar. Nesse caso, se você achar que sua "ideia" foi realizada por outras pessoas, é muito provável que a "ideia" que você apresentou não esteja completa.

Se você propor uma ideia de acordo com o padrão que apresentarei a seguir, realmente não se preocupará com a possibilidade de alguém ter a mesma ideia que você. Quando me comuniquei com muitos alunos, descobri que a razão pela qual suas ideias se sobrepõem às dos outros é porque eles não pensaram com cuidado. Às vezes, quando via um artigo recém-publicado, batia na minha própria coxa, lamentando ter sido tão lento no começo? Por que não publiquei essa ideia antes? Mas pense seriamente, você realmente tentou tornar essa ideia realidade? Os desafios que mencionei no processo de operação real geralmente não são pensados ​​diretamente, mas por meio de experimentos para descobrir que a ideia original não pode ser usada diretamente na prática. Em vez disso, precisamos superar algumas dificuldades que não esperávamos antes.

Para ser sincero, a situação que você mencionou já aconteceu com muitos alunos. Talvez você tenha pensado em uma ideia muito primitiva e rudimentar em sua mente por um momento. No entanto, uma ideia real deve expressar as seguintes informações uma a uma na seguinte ordem: 1. O pano de fundo da ideia. 2. Uma questão de pesquisa específica. 3. Como os outros fazem isso. 4. Quais são os problemas nos métodos de outras pessoas. 5. Quais são as razões para esses problemas nos métodos de outras pessoas. 6. Que novo fenômeno ou informação você descobriu e use esse fenômeno para propor um novo método para evitar os problemas dos predecessores. 7. Quais são os verdadeiros desafios em sua abordagem. 8. Para superar o desafio, qual é o projeto específico que você propõe.

1. O pano de fundo da ideia . Todos nós temos uma grande experiência em fazer pesquisa. Por exemplo, agora estou desenvolvendo um foguete de alto impulso. Bem, se minha formação pode ser expressa em uma frase, pode ser: não é mais uma coisa rara enviar mercadorias ou humanos ao espaço por meio de foguetes.

2. Uma questão de pesquisa específica . Questões e contextos específicos de pesquisa às vezes são confusos. Esta questão específica refere-se a uma questão que seu artigo aborda diretamente, em vez de uma questão particularmente ampla. Em nossa ideia de um foguete de alto empuxo, uma questão de pesquisa específica pode ser: com a maturidade da tecnologia de lançamento de foguetes, as pessoas usaram foguetes para pousar na lua e construir estações espaciais. Para realizar o sonho de conquistar o espaço, como enviar mais cargas ao espaço de uma só vez tornou-se um problema urgente a ser resolvido.

Claro, esta questão de pesquisa específica pode ser substituída por outra. Deixe-me tomar isso como um exemplo por enquanto. De fato, uma ideia pode corresponder à solução de diferentes problemas de pesquisa. As diferentes questões de pesquisa escritas no artigo determinarão o posicionamento da ideia e a nota do artigo. No futuro, encontrarei uma nova declaração para que todos vejam a diferença.

3. Como os outros fazem isso . Aqui está uma lista de trabalhos de pesquisa de outras pessoas. Observe que esta não é uma lista aleatória de artigos nas referências. Aqui estão alguns métodos que você realmente deve entender. Por exemplo, na minha ideia, posso dizer: Para enviar mais mercadorias de uma só vez, três tipos de foguetes de alto impulso são projetados em todo o mundo: o primeiro é o foguete Soyuz da antiga União Soviética, que usa vários motores A tecnologia enviou 100 toneladas de carga para a estação espacial Mir. O segundo é o Saturn V dos Estados Unidos, que usou a tecnologia de foguetes escalonados para enviar 100 toneladas de carga à lua. A terceira é que a série de foguetes Longa Marcha da China usou a tecnologia de agrupamento de foguetes para enviar 100 toneladas de carga a Marte.

4. Quais são os problemas nos métodos de outras pessoas ? Aqui precisamos trazer à tona o problema mais fatal nos métodos de outras pessoas. Esta questão será a que o nosso artigo realmente abordará! Isso é muito crítico! Não confunda com 2!

Em nossa ideia, o problema que encontramos nos três esquemas acima é: à medida que o peso da carga entregue pelo foguete aumenta, o combustível que precisa ser transportado também aumenta e a massa total correspondente do foguete também aumenta. Desta forma, os requisitos para o impulso do foguete se tornarão maiores e a dificuldade do projeto do foguete aumentará bastante.

5. Qual é a razão do problema nos métodos de outras pessoas ? Devemos descobrir a causa dos problemas nos métodos de outras pessoas na ideia. Somente descobrindo a causa do problema é que poderemos resolvê-lo. Se não houver tal artigo, os leitores não entenderão por que seu método deve ser capaz de resolver esse problema teoricamente. Sem este artigo, mesmo que tenhamos feito muitos experimentos para provar que seu método é melhor que outros, os leitores não acreditarão que meu método deva ser melhor que outros, porque não faz sentido em princípio.

Voltando ao nosso exemplo, descobrimos que a causa raiz dos problemas nos métodos de outras pessoas é que as pessoas esperam que, após o lançamento do foguete, a carga seja enviada para o espaço o tempo todo e o foguete não pare e descanse durante o lançamento, então o foguete precisa ser carregado assim que for lançado. Bom combustível para toda a jornada. Por exemplo, para lançar 100 toneladas de carga para um espaço a 500 quilômetros de distância, são necessárias 200 toneladas de combustível para uma viagem, então o impulso do foguete deve ser de pelo menos 100+300=300 toneladas. 2/3 do impulso do foguete é gasto em propelente. A eficiência da propulsão é de apenas 1/3.

6. Que novo fenômeno ou informação você descobriu e use esse fenômeno para propor um novo método para evitar os problemas dos predecessores. Este é muito interessante. Este é o núcleo da nossa ideia. Somente introduzindo novas informações e observando fenômenos que outros não observaram, e usando-os, nosso método pode ser melhor do que os métodos de outros!

Em nossa ideia de lançamento de foguete, encontrei uma informação muito interessante: se não usarmos o foguete para enviar as mercadorias diretamente ao espaço de uma só vez, mas usarmos o método de retransmissão para entregar as mercadorias, então cada estágio do relé foguete carrega O combustível pode ser reduzido pela metade, então o impulso do foguete não precisa ser tão alto, e a eficiência da propulsão do foguete é melhorada. Especificamente, lançar 100 toneladas de carga no espaço a 500 quilômetros de distância requer 200 toneladas de combustível para uma viagem. Agora temos um relé de dois estágios. O primeiro estágio é levado por foguetes a uma altitude de 250 quilômetros. Como o foguete não precisa voar 500 quilômetros de altura, o combustível precisa apenas da metade do anterior, que é de 100 toneladas. Portanto, o impulso do primeiro estágio do foguete precisa apenas de 100 toneladas de carga + 100 toneladas de combustível = 200 toneladas. Quando o primeiro estágio do foguete é lançado, o segundo estágio do foguete também é lançado junto, mas o segundo estágio do foguete é carregado apenas com combustível neste momento. Quando o segundo estágio do foguete voou a uma altitude de 250 quilômetros, ele substituiu o primeiro estágio do foguete e continuou a enviar a carga para o espaço por 500 quilômetros. Como o segundo estágio do foguete não tem carga durante os primeiros 250 quilômetros de voo, e só precisa voar 250 quilômetros após carregar a carga, o consumo de combustível do segundo estágio do foguete deve ser menor que o envio de 100 toneladas de carga para um espaço a 500 quilômetros de distância de uma só vez. Precisa de combustível, que é de 200 toneladas. Portanto, o empuxo do segundo estágio do foguete deve ser inferior a 300 toneladas! Desde então, encontramos uma maneira de economizar o impulso do foguete e melhorar a eficiência da propulsão! Neste método, embora o relé de dois estágios consuma mais de 200 toneladas de combustível, a eficiência de cada estágio do foguete é melhorada, portanto, o empuxo do foguete de relé de dois estágios pode ser inferior a 300 toneladas. Em outras palavras, se o impulso de nosso foguete de dois estágios for de 300 toneladas, podemos definitivamente enviar cargas com mais de 100 toneladas para o espaço!

7. Quais são os verdadeiros desafios em sua abordagem ? Se não houver desafio em uma ideia, a inovação da ideia será bastante reduzida. Ao mesmo tempo, uma ideia sem desafios deve ser facilmente pensada por outras pessoas. No entanto, não estou aqui para aconselhar a todos que inventem alguns desafios de improviso, mas que tenham desafios reais.

Por exemplo, em nossa história de lançamento de foguetes, acabei de dizer que podemos usar o método de revezamento para melhorar a eficiência do lançamento de foguetes. No entanto, essa ideia não é tão simples. Se você pensar bem, descobrirá que o núcleo do revezamento do foguete é que o foguete pode completar o revezamento no ar. A conclusão desta ação é bastante difícil. Para completar esta ação, devemos ter um controle muito preciso sobre a atitude do foguete. Se houver um pequeno desvio no controle, muito menos um relé, o foguete pode cair direto.

8. Para superar o desafio, qual é o projeto específico que você propõe . Esta é a parte mais crucial da sua ideia, e também é o material seco real da sua tese.

Em nossa história, o que devemos fazer para controlar com precisão a atitude do foguete? Sabemos que os foguetes de elon musk são recicláveis. No processo de recuperação do foguete, também é necessário um controle preciso da atitude quando o foguete cai. Assim, podemos aprender com a tecnologia de recuperação de foguetes para projetar nosso controle de atitude de foguetes. Assim, com base na recuperação de foguetes de elon musk, propusemos uma tecnologia precisa de controle de atitude de foguete adequada para retransmissão de foguetes. Claro, como sou um estudante de computação, não sou um pesquisador de foguetes, então realmente não sei como compilar tecnologias específicas aqui. Eu só quero te contar um exemplo. Se existe tal ideia, aqui está uma explicação detalhada de como é a tecnologia de controle de atitude.

Vendo isso, acho que todos devem entender, sua ideia realmente contém tanta informação? Acho que a ideia mais original pode conter apenas duas ou três dessas 8 informações. Se você realmente deseja ter esse tipo de ideia, precisa cumpri-la e ir completando gradativamente essas 8 informações no processo de pesquisa científica. Na verdade, sinto que o que o aluno que fez a pergunta realmente lamentou não foi que sua ideia foi feita por outros, mas por que ele não insistiu em fazer essa ideia em vez de exibi-la em sua mente.

Claro, se você está curioso sobre como ter uma ideia, leia aqui:
Para PhDs e mestres que ainda estão lutando com suas teses: Como você tem uma boa ideia? Por que você estudou por vários anos e não conseguiu nada?
obrigado a todos!

Requerido: Prof. Liu

insira a descrição da imagem aqui
É normal descobrir que sua ideia já foi feita por outros, claro, outros podem pensar no que você pode pensar.

Para estudantes de ciências sociais e negócios, a importância das ideias pode estar diretamente relacionada ao desenvolvimento da pesquisa, por isso é muito importante escolher uma ideia nova. Se você descobrir que outra pessoa fez a ideia, continue fazendo a revisão da literatura para encontrar outras inovações. , ou leitura aprofundada da literatura relevante para explorar pontos criativos de uma perspectiva mais profunda. Como estudante de negócios e ciências sociais, a coleta de dados baseada em ideias é realmente muito importante.Um importante índice de avaliação de uma ideia a ser implementada é a viabilidade e a dificuldade da coleta de dados.

Em segundo lugar, para os estudantes de ciência e engenharia, penso que, em comparação com os experimentos, os experimentos são realmente mais importantes do que as ideias. Como ciência experimental, é realmente o mais significativo descobrir novas ideias por meio de fenômenos experimentais. Ao descobrir novos fenômenos, é necessário descobrir os problemas científicos e os mecanismos por trás deles para estudá-los em profundidade. Deixe-me tomar como exemplo: um aluno meu de doutorado descobriu um novo fenômeno durante um experimento e, então, buscamos literatura relevante por meio desse novo fenômeno. No entanto, lemos a literatura em profundidade e descobrimos que, embora esse fenômeno tenha sido publicado, a explicação de todos sobre o mecanismo por trás desse fenômeno não é perfeita, ou eles apenas o experimentaram. Portanto, decidimos revelar o mecanismo relevante ao longo desse fenômeno. Após cerca de 5 meses de pesquisa de mecanismo, finalmente provamos o mecanismo de nossa proposta combinando experimentos, teoria e cálculo. Finalmente, este artigo é publicado nos principais periódicos em áreas relacionadas (se> 10)

Portanto, embora a ideia seja importante, não é o fator decisivo do nível e nota do trabalho.Como fazer e como fazer um bom trabalho desse problema de pesquisa científica é a essência da pesquisa científica. A ideia desempenha um papel maior em seu plano de pesquisa (proposta de pesquisa) ou na etapa de abertura do relatório.

Com esse entendimento, acho que não há problema em ajustar sua mentalidade. As ideias não são tão importantes quanto você pensa, então vamos começar primeiro.

Inovação

A ideia foi concretizada, mas sinto que não há inovações suficientes, você pode ler este artigo

A inovação em aprendizado profundo é relativamente pequena, mas é eficaz. Você pode publicar artigos (água)?

escrita

Para a implementação da redação da tese, consulte
Dicas de redação de artigos

おすすめ

転載: blog.csdn.net/weixin_42455006/article/details/126915370