Arm exec: Respeitamos o RISC-V, mas ainda não é nosso concorrente

Recentemente, a Arm introduziu sua tecnologia de chip de data center de próxima geração chamada Neoverse V2, a arquitetura usada pela primeira vez no mais recente processador de data center da Nvidia, Grace. A Arm afirma que o Neoverse V2 tem maior desempenho por thread e consome metade da potência de seu concorrente, o x86.

De acordo com a mídia estrangeira , em uma coletiva de imprensa, o vice-presidente de soluções de produtos da Arm, Dermot O'Driscoll, respondeu às perguntas dos repórteres sobre o RISC-V, reconhecendo que o RISC-V está promovendo "alguma competição" com os designers de chips britânicos. atualmente não é uma ameaça para a Arm e sua tecnologia de data center.

Nos últimos anos, o RISC-V alcançou um tremendo desenvolvimento. Com suas características neutras e abertas, ganhou rapidamente apoio nos campos convencionais, especialmente nos campos .e aeroespacialautomotivo NASA selecionou o RISC-V para construir o próxima geração de chips de computação aeroespacial de alto desempenho, e a SiFive, fabricante líder de chips RISC-V, anunciou recentemente um portfólio completo de design de chips para montadoras.

Diante das perguntas dos repórteres, O'Driscoll enfatizou a força da Arm em propriedade intelectual, licenciamento, relacionamento com clientes e ecossistemas de software, e apontou que o RISC-V é relativamente imaturo nessas áreas - embora o RISC-V exista desde 2010. sempre existiu, mas a arquitetura de conjunto de instruções (ISA) livre e aberta só recentemente chegou aos produtos comerciais.

Chris Bergey, vice-presidente sênior e gerente geral de negócios de infraestrutura da Arm, disse: "Nós realmente não achamos que o RISC-V possa se tornar um concorrente sério no espaço de data center agora ou em um futuro próximo". "Respeitamos o poder da comunidade, mas estamos mais maduros", disse V. "Você olha para essas soluções que estamos oferecendo, elas são muito exclusivas."

Embora a Arm não veja o RISC-V como uma ameaça no momento, O'Driscoll disse que a Arm está "absolutamente de olho no que o RISC-V está fazendo".

Eu não levo o RISC-V a sério, mas com o desenvolvimento do RISC-V, o Arm convergiu amplamente em sua atitude de licenciamento de kernel difícil. Como reduzir o custo de licenciamento de IP em alguns casos e permitir que usuários licenciados adicionem diretivas personalizadas . Antes do desenvolvimento do RISC-V, essas ações discretas eram uma fantasia para a Arm.

おすすめ

転載: www.oschina.net/news/210810/arm-riscv-competiton