Entenda a arquitetura RISC-V, ela pode substituir o ARM?

Este artigo apresenta principalmente a arquitetura RISC-V e a compara com a arquitetura ARM popular . Antes de começarmos a comparar as duas arquiteturas, o leitor deve entender o que significa a arquitetura do conjunto de instruções .

A Arquitetura do Conjunto de Instruções (ISA) é basicamente a parte da máquina visível para o programador de nível de montagem ou o escritor do compilador. ISAé a ponte e ponto de encontro entre software e hardware. O ISA/que a máquina e sua própria microarquitetura podem entender, mas também como as instruções são armazenadas, acessadas e implementadas.

Emitimos instruções para o hardware do computador em um idioma que o computador possa entender. Uma linguagem de computador consiste em palavras chamadas instruções, e um vocabulário é chamado de conjunto de instruções . O conjunto de instruções nos diz o que cada instrução faz e como a instrução é representada (codificada) na memória.

A arquitetura descreve a especificação funcional do processador. Ele descreve a funcionalidade que o software pode confiar para ser fornecida pelo hardware. A arquitetura não diz como o processador é construído. Mas ele diz o que o processador pode fazer. A microarquitetura , por outro lado, descreve como um processador é construído e projetado. A microarquitetura define o número e o tamanho dos caches, o número de ciclos para instruções, o comprimento do pipeline, etc.

Tendo entendido o que é um ISA , passamos agora para uma visão geral das arquiteturas RISC-V e ARM .

Visão geral da arquitetura RISC-V

 RISC-V é a quinta edição do projeto UC Berkeley RISC ISA . O numeral romano "V" significa " variante " e " vetor " para apoiar uma série de estudos de arquitetura de computadores.

Recursos da Arquitetura RISC-V

  • RISC-V é uma arquitetura load - store, o que significa três coisas: ( i ) suas instruções aritméticas operam apenas em registradores, ( ii ) somente instruções load e store podem mover dados para dentro e para fora da memória, ( iii ) os dados devem ser carregados em um registrador antes que ele possa ser manipulado.

 

  • O RISC-V não é superarquitetado/superotimizado para qualquer implementação específica, padrão de microarquitetura ou destino de implantação, portanto, é adequado para todos os fins de computação. Ele pode fazer isso porque seu ISA é dividido em duas partes, o ISA básico e as extensões opcionais. O ISA básico limita-se a conter um conjunto mínimo de instruções suficiente para constituir um destino do compilador e atender aos requisitos dos sistemas operacionais modernos. O ISA base não pode ser redefinido, ele existe em qualquer implementação.
  • Dependendo da implementação, outras extensões ISA podem ser adicionadas ao ISA base . Faz com que o RISC-V suporte uma ampla gama de customização e especialização.
  • É o menor ISA para endereços de 32 e 64 bits e usa ordenação de bytes little-endian para o sistema de memória . A ordenação de bytes little-endian significa que o byte menos significativo de dados multibyte é armazenado no endereço de memória mais baixo. Armazene o LSB primeiro .
  • O RISC-V usa a tecnologia RVC ( RISC-V Code Compression) para melhorar o tamanho do código do programa e reduzir o número de ciclos de CPU por instrução à custa de aumentar o número de instruções por programa . Ele sacrifica a densidade do código para simplificar a implementação do circuito.
  • O RISC pode resultar em tamanhos de código que não são ideais, especialmente para sistemas embarcados devido à sua capacidade limitada de armazenamento de instruções. Para reduzir o tamanho do código, o RISC-V usa sua extensão RVC . O RVC substitui as instruções comuns de 32 bits por codificações de instruções mais curtas de 16 bits . Ele também não possui slots de atraso de ramificação.

 Visão geral da arquitetura ARM

 ARM originalmente significava Acorn RISC Machine , mas depois mudou para Advanced RISC Machine . É sem dúvida a arquitetura de processador mais usada no mundo.

 

 Ele foi originalmente desenvolvido para seus computadores pessoais no final da década de 1980 por um fabricante de computadores chamado Acorn Computers . É uma arquitetura RISC . Existem 3 tipos diferentes de arquiteturas Arm para diferentes aplicações. São arquiteturas A , R e M.

 

A-Profile (Aplicativo):  Otimizado para executar sistemas operacionais complexos, como Windows e Linux . Ele fornece o mais alto desempenho.

R-Profile (Real-Time): Otimizado para sistemas com restrições de tempo real, como sistemas de controle incorporados.

M-Profile (Microcontroller): Otimizado para dispositivos de baixa potência, usado por muitos dispositivos IoT

Características da arquitetura do braço

  • É uma arquitetura de armazenamento de carga com um intervalo de endereçamento de 32 bits.
     
  • Ao contrário do RISC-V , não é um ISA de código aberto , mas um ISA proprietário .
  • Ele usa ordenação de bytes de extremidade dupla para o sistema de memória. Isso significa que o processador / máquina do braço é capaz de computar / passar dados em ambos os formatos endian no nível do hardware .
     
  • Ele usa o conjunto de instruções Thumb para reduzir o tamanho do código do programa. Thumb , também conhecido como conjunto de instruções T32 , foi usado em processadores anteriores ao Armv8 .
     
  • É uma mistura de conjuntos de instruções de 32 bits e 16 bits e tem a melhor densidade de código para o tamanho da memória e sistemas com restrições de custo, como aplicativos incorporados. Ele fornece o alto desempenho de um conjunto de instruções de 32 bits.

 Agora que temos uma compreensão sólida de ISA , RISC-V e ARM , vamos comparar os dois lado a lado com base em vários fatores.

Atributos

Arquitetura RISC-V

Arquitetura ARM

licença

Código aberto

Não é de código aberto

Arquitetura RISC

arquitetura de armazenamento de carga

Suporta espaços de endereço de 32 bits e 64 bits

Ordem de bytes padrão

pequeno endian

duas pontas

tecnologia de compressão de código

   (RVC)

 Polegar

slot de atraso de ramificação

Não

Não

 Por que o RISC-V é considerado uma ameaça à arquitetura ARM ?

Primeiro, o RISC-V é de código aberto, enquanto o ARM não é. Isso significa que o RISC-V é isento de licença e royalty . O RISC-V permite aos usuários estender o ISA com novas instruções e inovar a microarquitetura dos processadores RISC-V gratuitamente, mas o ARM exige que os usuários paguem royalties. Isso fez com que o RISC-V fosse rapidamente bem recebido por muitos fabricantes.

 

Por outro lado, o ARM é considerado mais complexo que o RISC-V . Uma razão é que o ARM é mais otimizado para telefones do que para laptops, desktops e servidores. O RISC-V não é super otimizado para uma implementação específica. Aplica-se a todos os sistemas de computação de microcontroladores a supercomputadores.

resumo

Tanto o RISC-V quanto o ARM são arquiteturas RISC ISA . O primeiro é de código aberto, enquanto o último é um ISA proprietário . O RISC-V e o ARM têm suas próprias vantagens e é difícil ficar de lado, mas a flexibilidade e o código aberto do RISC-V permitem que ele seja adotado pela indústria eletrônica mais rapidamente, e as perspectivas são brilhantes!

 

おすすめ

転載: blog.csdn.net/m0_67034740/article/details/124222520