Modelo de sete camadas de rede OSI e modelo TCP/IP

Se você é graduado em ciência da computação ou estudou comunicação em rede, já deve ter ouvido falar que o modelo OSI OSI é a abreviação de Open System Interconnection, traduzido como "Open System Interconnection". O modelo OSI divide o trabalho de comunicação de rede em sete camadas, de baixo para cima são camada física, camada de enlace, camada de rede, camada de transporte, camada de sessão, camada de apresentação e camada de aplicação. Mas sua desvantagem é que existem muitas camadas, o que aumenta a complexidade do trabalho de rede, portanto, não há aplicação em larga escala. Mais tarde, as pessoas simplificaram o OSI e fundiram algumas camadas e, finalmente, restaram apenas 4 camadas. De baixo para cima, são camada de interface, camada de rede, camada de transporte e camada de aplicação. Este é o modelo TCP/IP familiar.

Camada OSI 7 

Camada TCP/IP 4 

Comparação de OSI Layer 7 e TCP/IP Layer 4

O que exatamente esse modelo de rede faz? Em suma, é o encapsulamento de dados.

Os programas (ou softwares) que costumamos utilizar normalmente acessam a rede através da camada de aplicação, e os dados gerados pelo programa serão transmitidos camada por camada até a camada final da interface de rede, e então enviados para a Internet através do cabo de rede. Toda vez que os dados descem uma camada, eles serão encapsulados pelo protocolo dessa camada. Quando é enviado para a internet, ele tem quatro camadas a mais do que os dados originais. Todo o processo de encapsulamento de dados é como um hospital de bonecas russas.

Quando outro computador recebe um pacote, ele é transmitido da camada de interface de rede para as camadas superiores. Cada camada de transporte será descompactada. Até a última camada de aplicação, serão obtidos os dados mais primitivos, ou seja, os dados que o programa irá utilizar.

O processo de empacotar os dados é, na verdade, adicionar um sinalizador (bloco de dados) ao cabeçalho dos dados para indicar que os dados passaram pela camada e que eu os processei. O processo de descompactar os dados é exatamente o oposto, ou seja, removendo os marcadores do cabeçalho de dados, permitindo que ele assuma gradualmente sua forma original

Você vê como é complicado transmitir um dado pela Internet, mas nós não sentimos. Esse é o poder do modelo de rede. Só precisamos chamar uma função em nosso código e fazer com que todas as camadas de rede funcionem para nós.

A familiar programação de socket é baseada na camada de transporte, então o protocolo TCP/UDP pode ser usado, mas não pode ser usado para acessar páginas da web, porque o protocolo http necessário para acessar as páginas da web está localizado na camada de aplicação.

Quando dois computadores se comunicam, os princípios que devem ser seguidos:

  • A comunicação deve ser realizada no mesmo nível.Por exemplo, a camada de aplicação do computador A e a camada de transporte do computador B não podem se comunicar, pois não estão no mesmo nível, e a descompactação de dados encontrará problemas.
  • Cada camada deve funcionar da mesma forma, ou seja, ter exatamente o mesmo modelo de rede. Se os modelos de rede forem todos diferentes, tudo ficará confuso e ninguém se conhecerá.
  • Os dados só podem ser transmitidos camada por camada, não camada por camada.
  • Cada camada pode usar os serviços fornecidos pela camada inferior e fornecer serviços à camada superior.

おすすめ

転載: blog.csdn.net/weixin_39709134/article/details/126637568