Quebra de Zener e quebra de avalanche

Quando a tensão reversa excede um determinado valor, a corrente reversa aumenta acentuadamente, o que é chamado de ruptura reversa.
A repartição é dividida em repartição Zener e repartição de avalanche de acordo com o mecanismo.
Análise Zener
No caso de dopagem elevada, como a largura da camada de depleção é muito estreita, uma pequena tensão reversa pode formar um forte campo elétrico na camada de depleção, destruindo assim a ligação covalente e fazendo com que os elétrons de valência se separem da ligação covalente. , resultando em pares elétron-buraco, a corrente aumenta acentuadamente e essa quebra torna-se uma quebra Zener. A tensão de ruptura do Zener é relativamente baixa.
colapso da avalanche
No caso de baixa dopagem, a largura da camada de depleção é relativamente ampla, de modo que a quebra do Zener não ocorrerá em baixas tensões. Quando a tensão reversa atinge um determinado valor, o campo elétrico da camada de depleção faz com que os portadores minoritários acelerem sua velocidade de deriva, colidindo assim com os elétrons de valência na ligação covalente, desalojando os elétrons de valência da ligação covalente e gerando elétrons- pares de buracos. Os elétrons e buracos recém-gerados são acelerados pelo campo elétrico e então liberam outros elétrons. Os portadores se multiplicam em forma de avalanche e a corrente aumenta acentuadamente. Essa ruptura é chamada de ruptura por avalanche.


Diodo de junção PN
Tensão de ativação
A tensão de ativação do diodo de junção PN refere-se ao valor da tensão direta no qual o diodo de junção PN começa a conduzir quando a corrente direta aumenta (geralmente especificado como 1mA). A tensão de ativação descreve a tensão na qual um diodo de junção PN começa a conduzir e geralmente é usada para descrever o estado de funcionamento de um diodo de junção PN.

Na tensão
A tensão de ativação refere-se ao valor da tensão no qual a corrente aumenta quando o diodo de junção PN é quebrado pela tensão direta. A tensão de ativação é a tensão que descreve a corrente de surto após o diodo de junção PN ser quebrado pela tensão direta. Geralmente é usada para descrever as características de ruptura do diodo de junção PN.

**As características dos diodos são muito sensíveis à temperatura. Quando a temperatura aumenta, a curva característica direta do diodo se desloca para a esquerda e a curva característica reversa se desloca para baixo. Para cada grau de aumento de temperatura, a queda de tensão direta diminui em 2 ~ 2,5 mV.

おすすめ

転載: blog.csdn.net/Wangwenshuaicsdn/article/details/130378110