Explicação detalhada da função Keras.layers.Dense

Explicação detalhada da função Keras.layers.Dense

1. Introdução

Keras é uma API de rede neural de alto nível que pode ser usada como API front-end para TensorFlow ou back-end para Theano. No Keras, a função keras.layers.Dense é uma das funções da API que implementa camadas totalmente conectadas (também conhecidas como camadas densas). Este blog apresentará detalhadamente o uso e o significado dos parâmetros da função keras.layers.Dense, incluindo a história, vantagens e diferenças do método em relação a outros métodos. Ao mesmo tempo, forneceremos etapas detalhadas e exemplos de códigos para ajudar os leitores a entender melhor.

2. História do método

A camada totalmente conectada é a camada mais clássica e comumente usada em redes neurais. No processo de desenvolvimento do campo de aprendizagem profunda, os primeiros modelos clássicos de redes neurais, como o Multilayer Perceptron (Multilayer Perceptron), adotaram uma estrutura de camadas totalmente conectada. O surgimento de camadas totalmente conectadas permite que as redes neurais alcancem mapeamentos não lineares mais complexos.

3. Vantagens do método

  • Flexibilidade: A camada totalmente conectada possui alta flexibilidade e pode se adaptar a diferentes tipos de dados de entrada e saída.
  • Parâmetros que podem ser aprendidos: a camada totalmente conectada pode modelar o relacionamento entre entrada e saída aprendendo parâmetros.
  • Fácil de implementar: Keras fornece uma API concisa e poderosa, usando a função keras.layers.Dense para adicionar facilmente uma camada totalmente conectada ao modelo.

4. Diferenças de outros métodos

Uma camada totalmente conectada difere de outros tipos de camadas das seguintes maneiras:

  • Compartilhamento de peso: cada neurônio na camada totalmente conectada é conectado a todos os neurônios da camada anterior e os pesos entre os neurônios são compartilhados.
  • Difícil de lidar com dados de alta dimensão: A camada totalmente conectada tem fraca capacidade de processamento para dados de alta dimensão, o que causará problemas de ajuste excessivo e muitos parâmetros.

5. Exemplo de código e etapas

Primeiro, precisamos importar as bibliotecas e módulos necessários:

import tensorflow as tf
from tensorflow import keras
from tensorflow.keras import layers

Então, podemos criar camadas totalmente conectadas usando a função keras.layers.Dense. Aqui está um exemplo simples:

model = keras.Sequential()
model.add(layers.Dense(64, activation='relu', input_shape=(784,)))
model.add(layers.Dense(10))

No exemplo acima, criamos uma camada totalmente conectada com 64 neurônios e especificamos a função de ativação (relu). Além disso, também especificamos a forma dos dados de entrada (784 dimensões).

6. Introdução aos parâmetros de função

A lista de parâmetros da função keras.layers.Dense é a seguinte:

  • unidades: inteiro, indicando a dimensão de saída da camada totalmente conectada (também conhecida como número de neurônios).
  • ativação: Uma string que indica o nome ou objeto de função da função de ativação. O padrão é nenhuma função de ativação.
  • use_bias: valor booleano, indicando se deve usar o item de polarização. O padrão é verdadeiro.
  • kernel_initializer: O método usado para inicializar a matriz de pesos. O padrão é "glorot_uniform".
  • bias_initializer: O método usado para inicializar o termo de polarização. O padrão é "zeros".
  • kernel_regularizer: O método usado para regularizar a matriz de pesos. O padrão é Nenhum.
  • bias_regularizer: o método usado para regularizar o termo de polarização. O padrão é Nenhum.
  • Activity_regularizer: um método para regularizar a saída da camada. O padrão é Nenhum.
  • kernel_constraint: Um método para restringir a matriz de pesos. O padrão é Nenhum.
  • bias_constraint: um método para restringir o termo de polarização. O padrão é Nenhum.

7. Diagrama Estrutural e Processo de Cálculo

Abaixo está um diagrama da estrutura gerada usando o código Mermaid:

输入数据
Keras Dense函数
输出数据

No processo de cálculo da camada totalmente conectada, os dados de entrada são transformados linearmente através da matriz de pesos e itens de polarização, e transformados não linearmente através da função de ativação (se houver), e finalmente os dados de saída são obtidos.

8. Resumo

Este blog apresenta detalhadamente o uso e o significado dos parâmetros da função keras.layers.Dense e fornece uma descrição do histórico, vantagens e diferenças de outros métodos. Ao mesmo tempo, por meio da demonstração de exemplos de código e etapas, ajuda os leitores a compreender a função e o uso da camada totalmente conectada.

おすすめ

転載: blog.csdn.net/qq_24951479/article/details/132563383