Portabilidade IMX6ULL - o que é uboot

1. Introdução ao uboot

 Existem muitos softwares de bootloader prontos  disponíveis, como uboot, vivi, RedBoot,  etc., entre os quais o U-Boot  é o mais amplamente utilizado.

A principal tarefa do bootloader é iniciar o  kernel do Linux .

2. uboot

Para iniciar o sistema Linux , você precisa de um programa  bootloader  ( uboot é um bootloader ), ou seja, após o chip ser ligado, ele rodará por um período de tempo.

programa de bootloader . Este programa  bootloader  inicializará primeiro  o DDR e outros periféricos ( porque  o Linux roda emDDR  ) , depois copiará o kernel do Linux do flash ( NAND, NOR FLASH, SD, MMC,  etc.) para o DDR e, finalmente, iniciará  o kernel do Linux.

(Geralmente, a imagem Linux zImage (uImage) + árvore de dispositivos (.dtb) é armazenada em áreas de armazenamento externo, como SD, EMMC, NAND, SPI FLASH, etc.)

O papel do uboot

O principal objetivo do Uboot é preparar para a inicialização do sistema.

O Uboot pode não apenas iniciar o Linux, mas também iniciar outros sistemas, como o vxworks.

O Linux não pode ser iniciado apenas por meio do uboot.

O Uboot é um gerenciador de inicialização geral que suporta várias arquiteturas.

Uboot obter

1. O primeiro é o site oficial do uboot. A desvantagem é que há pouco suporte, como a imperfeição de um chip driver específico.

2. O fabricante do SOC fará o download de uma determinada versão do uboot do site oficial do uboot e, em seguida, adicionará o SOC e o driver correspondentes a esta versão do uboot. Este é o uboot personalizado pelo fabricante do SOC. Placa oficial I.MX6ULL EVK da NXP,

3. Para o fabricante da placa de desenvolvimento, a placa de desenvolvimento se referirá à placa do fabricante do SOC. A placa de desenvolvimento inevitavelmente será diferente da placa oficial. Portanto, o fabricante da placa de desenvolvimento modificará o uboot feito pelo fabricante do SOC para adaptar à sua própria placa.

おすすめ

転載: blog.csdn.net/wojiaxiaohuang2014/article/details/131439797