Métodos e etapas de teste de desempenho em entrevistas de teste de software

 1. Direção de teste

  Direção geral: o teste de eficiência de desempenho é usar equipamentos profissionais de geração de carga da perspectiva da experiência do usuário para verificar se o sistema pode atender aos indicadores de desempenho propostos pelo usuário com base no modelo de desempenho e se atende ao desempenho do sistema design no ponto de foco da documentação do usuário. No caso de volume de interação normal e volume de interação de pico do sistema, encontre o gargalo de desempenho no sistema, otimize o software e, finalmente, alcance o objetivo de otimizar o sistema. O sistema não só deve ser capaz de suportar grandes acessos simultâneos, mas também proporcionar aos usuários uma melhor experiência de uso, o que significa que o sistema também possui altos requisitos de desempenho. A avaliação de desempenho para a etapa anterior também é uma das principais direções deste avaliação. Projete o modelo de desempenho combinando os hábitos de uso do sistema atual, selecione pontos de negócios típicos, desenvolva scripts de desempenho e projete cenários razoáveis ​​e taxas de negócios de acordo com os requisitos reais de negócios do sistema, para que a avaliação de desempenho possa ser baseada na realidade como tanto quanto possível, é possível descobrir o gargalo do sistema e fornecer referência e base para o ajuste do sistema;

  2. Tipo de teste

  Teste de Desempenho

  Teste se o desempenho do sistema atende aos requisitos de desempenho de produção, simulando a pressão comercial da operação de produção e a combinação de cenários de uso.

  Teste de Carga

  Aumentando continuamente a pressão no sistema em teste até que um indicador de desempenho (como o tempo de resposta) exceda um indicador predeterminado ou um determinado recurso esteja saturado. Esse tipo de teste pode encontrar o limite de processamento do sistema e fornecer dados para ajuste do sistema.

  Teste de Estresse

  Teste a capacidade da sessão que o sistema pode manipular em um determinado estado de saturação (como uso de CPU e memória) e se o sistema encontrará erros

  3. Indicadores de teste

  Tempo de resposta

  O tempo necessário para concluir uma tarefa.

  Por exemplo, se demorar 1 segundo para clicar no botão de login e retornar à página de sucesso do login após a conclusão do login, diz-se que o tempo de resposta dessa operação é de 1 segundo.

  No teste de desempenho, as estatísticas do tempo de resposta são concluídas por meio da função de transação. A transação refere-se à operação de fazer algo. A função de transação registrará a diferença de tempo entre começar a fazer essa coisa e terminar a coisa. Use a resposta da transação Tempo Palavras para descrever, também conhecidas como tempo de resposta da transação.

  Taxa de transferência

  O número de transações processadas por unidade de tempo.

  Por exemplo, leva 1 segundo para um usuário fazer login no sistema. Se o sistema suportar 10 usuários para fazer login ao mesmo tempo e o tempo de resposta for de 1 segundo, a taxa de transferência do sistema será de 10 por segundo.

  Nas ferramentas de teste de desempenho, a taxa de transferência também é chamada de TPS (Transaction Per Second, o número de transações por segundo), que significa o número de transações que podem ser concluídas em uma unidade de tempo. O TPS geralmente é calculado dividindo o número de transações passadas pelo tempo.

  Uso de recursos do servidor

  A utilização de recursos do sistema sob carga.

  Quanto menor o uso de recursos, melhor o sistema.

  Os recursos não se referem apenas ao hardware que executa o sistema, mas a todas as plataformas de software e hardware que suportam todo o sistema para executar programas.

  Nos testes de desempenho, precisamos monitorar a ocupação de vários recursos no hardware ou software do sistema sob carga, como ocupação de CPU, uso de memória, taxa de acertos do cache de consulta, etc.

  4. Método aplicável

  método de benchmarking

  Aplique um único usuário virtual para visitar um único ponto de negócios típico, por sua vez, para garantir que não haja outro impacto operacional durante o teste, de modo a obter o tempo de resposta "benchmark", utilização de recursos, valor de referência de taxa de transferência e tendência de desempenho periódico de desempenho.

  método de teste de carga

  Aumentando continuamente a pressão no sistema em teste, até que o índice de desempenho, como o tempo de resposta, exceda o índice predeterminado ou um determinado recurso atinja um estado saturado. Esse tipo de teste pode encontrar o limite de processamento do sistema e fornecer dados para ajuste do sistema.

  Método de teste de estabilidade

  Ao carregar o sistema com uma certa quantidade de pressão de negócios (como: uso de recursos em 70%-90%), deixe o sistema funcionar continuamente por um período de tempo para testar se o sistema pode funcionar de forma estável sob esta condição

  5. Etapas de teste

  1. Esclarecer as necessidades reais dos usuários para o desempenho do sistema e compreender os indicadores de acesso que o sistema deve suportar ao fornecer serviços para o mundo externo (como: média de visitas do usuário, pico de visitas do usuário, tempo de resposta necessário, taxa de transferência da transação, etc).

  2. De acordo com os documentos de projeto do sistema e a comunicação das necessidades do usuário, entender a arquitetura geral do sistema, o processo de negócios do sistema, a topologia do sistema, o fluxo de dados do sistema e outras informações técnicas , e conduzir análises básicas sobre ele e determinar preliminarmente o ponto de gargalo de desempenho em o sistema.

  3. Crie um modelo de teste de desempenho. O teste de desempenho precisa ser baseado em determinados pré-requisitos. Um determinado desempenho está intimamente relacionado a todos os aspectos dos pré-requisitos. O modelo de teste de desempenho é criado analisando os requisitos de teste e a análise do sistema. Restrições que ajudam a limitar resultados de teste de desempenho condições sexuais.

  4. Desenvolver casos de teste de desempenho de acordo com o método de teste, desenvolver cenários e scripts de teste de desempenho, realizar testes de benchmark, testes de carga e estabilidade em sequência e registrar indicadores de teste de desempenho relevantes e utilização de recursos.

Prática de teste de desempenho avançado do Jmeter

Tutorial de artefato de captura de pacote de interface Fiddler

Série de teste móvel de teste de software

おすすめ

転載: blog.csdn.net/m0_37449634/article/details/131530451