Indo para o blockchain

Blockchain é um termo no campo da tecnologia da informação. Em essência, é um banco de dados compartilhado no qual dados ou informações são armazenados, com

"Imperdível", "Rastreável em todo o processo", "Rastreável", "Aberto e transparente" Manutenção coletiva

e outras características. Com base nessas características, a tecnologia blockchain estabeleceu uma base sólida de "confiança", criou um mecanismo confiável de "cooperação" e tem amplas perspectivas de aplicação.

origem

Blockchain originou-se do Bitcoin. Em 1º de novembro de 2008, uma pessoa que alegou ser Satoshi Nakamoto publicou o artigo "Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System", explicando que com base na tecnologia de rede P2P, o conceito de arquitetura do sistema eletrônico sistema de caixa de tecnologia de criptografia, tecnologia de carimbo de data/hora, tecnologia de cadeia de blocos, etc., que marca o nascimento do Bitcoin, dois meses depois, a teoria entrou na prática e o primeiro número de série foi 0 em 3 de janeiro de 2009. Nasce o bloco Genesis . Ele marca o nascimento da blockchain.

significado do conceito

Do ponto de vista técnico, blockchain envolve muitas questões científicas e técnicas, como matemática, criptografia, Internet e programação de computadores.
Do ponto de vista da aplicação, blockchain é um livro de contas e banco de dados compartilhado distribuído, que possui as características de descentralização, não adulteração, rastreabilidade ao longo do processo, rastreabilidade, manutenção coletiva, abertura e transparência. Essas características garantem a "honestidade" e a "transparência" do blockchain e estabelecem as bases para a criação de confiança no blockchain. Os ricos cenários de aplicação do blockchain são basicamente baseados no fato de que o blockchain pode resolver o problema de assimetria de informação e realizar confiança colaborativa e ação concertada entre vários assuntos.

Blockchain é um novo modelo de aplicação de tecnologias de computador, como armazenamento distribuído de dados, transmissão ponto a ponto, mecanismo de consenso e algoritmo de criptografia. É um conceito importante do Bitcoin. É essencialmente um banco de dados descentralizado. Ao mesmo tempo, como a tecnologia subjacente do Bitcoin, é uma série de blocos de dados associados a métodos criptográficos. Cada bloco de dados contém um lote de bits. A informação das transações da rede de moedas é usado para verificar a validade de suas informações (antifalsificação) e gerar o próximo bloco.

caminho de desenvolvimento

Em 2008, Satoshi Nakamoto propôs pela primeira vez o conceito de blockchain.
Em 2014, "Blockchain 2.0" tornou-se um termo para um banco de dados blockchain descentralizado. Para esta blockchain programável de segunda geração, os economistas acreditam que é uma linguagem de programação que permite aos usuários escrever acordos mais sofisticados e inteligentes. A tecnologia Blockchain 2.0 pula transações e "intermediários que atuam como árbitros de dinheiro e informações na troca de valor". A tecnologia blockchain de segunda geração permite armazenar a "imagem e identidade digital permanente" de um indivíduo e fornece uma solução para a desigualdade de "potencial distribuição de riqueza social".
Em 20 de janeiro de 2016, o Seminário de Moeda Digital do Banco Popular da China anunciou os resultados em etapas da pesquisa de moeda digital. A reunião afirmou o valor da moeda digital na redução dos estilos de moeda tradicionais e afirmou que o banco central está explorando a emissão de moeda digital.
Em 20 de dezembro de 2016, a Digital Currency Alliance - China FinTech Digital Currency Alliance e o Fin Tech Research Institute foram formalmente estabelecidos.
Hoje, Bitcoin ainda é o mainstream absoluto da moeda digital. Comumente usados ​​são bitcoin, litecoin, dagecoin e dashcoin. Além de aplicações de moeda, existem vários derivados, como Ethereum, Asch e outras plataformas de desenvolvimento de aplicativos subjacentes e NXT, SIA , BitShares, MaidSafe, Ripple e outros aplicativos da indústria.

Tipo de blockchain

#公众blockchain
Public Block Chains (Public Block Chains) significa: qualquer indivíduo ou grupo no mundo pode enviar uma transação, e a transação pode ser efetivamente confirmada pelo bloco, e qualquer pessoa pode participar de seu processo de consenso. O blockchain público é o blockchain mais antigo e o blockchain mais amplamente utilizado. As moedas digitais virtuais das principais séries de bitcoins são todas baseadas no blockchain público. Existe apenas um blockchain correspondente a esta moeda no mundo. .

#Alliance (Industry) Blockchain Industry
Blockchain (Consortium Block Chains): Vários nós pré-selecionados são designados por um determinado grupo como contadores, e a geração de cada bloco é determinada em conjunto por todos os nós pré-selecionados (os nós pré-selecionados participam de o processo de consenso), outros nós de acesso podem participar da transação, mas não perguntam sobre o processo de escrituração (essencialmente, ainda é contabilidade gerenciada, mas se torna contabilidade distribuída, quantos nós pré-selecionados, como determinar o contador de cada bloco para se tornar o bloco O principal ponto de risco da cadeia de blocos), qualquer outra pessoa pode fazer consultas limitadas por meio da API aberta da cadeia de blocos.

#cadeia de blocos
privados cadeia de blocos privados (Private Block Chains): use apenas a tecnologia de contabilidade geral da cadeia de blocos para contabilidade, pode ser uma empresa ou um indivíduo, acesso exclusivo para escrever a cadeia de blocos, a cadeia Não é muito diferente de outras distribuídas soluções de armazenamento. As finanças tradicionais querem experimentar blockchains privados, enquanto blockchains públicos, como bitcoins, já foram industrializados e os produtos de aplicação de blockchains privados ainda estão sendo explorados.

recurso

Descentralização: não depende de agências de gerenciamento de terceiros adicionais ou instalações de hardware, e não há controle central. Além da própria blockchain independente, por meio de contabilidade e armazenamento distribuídos, cada nó realiza a autoverificação, transmissão e gerenciamento, para Centralização é a característica mais proeminente e essencial do blockchain.

Abertura: a base da tecnologia blockchain é de código aberto. Além das informações privadas criptografadas de todas as partes da transação, os dados da blockchain são abertos a todos. Qualquer pessoa pode consultar os dados da blockchain e desenvolver aplicativos relacionados por meio da interface pública. , então toda a informação do sistema é altamente transparente.

Independência: Com base em especificações e protocolos baseados em consenso (semelhantes a vários algoritmos matemáticos, como o algoritmo de hash usado pelo Bitcoin), todo o sistema blockchain não depende de terceiros e todos os nós podem verificar e trocar dados de forma automática e segura dentro o sistema, sem qualquer intervenção humana.

Segurança: Enquanto você não puder controlar 51% de todos os nós de dados, não poderá manipular e modificar os dados da rede arbitrariamente, o que torna o próprio blockchain relativamente seguro e evita alterações de dados subjetivas e artificiais.

Anonimato: A menos que exigido por regulamentos legais, tecnicamente falando, as informações de identidade de cada nó de bloco não precisam ser divulgadas ou verificadas, e a transmissão de informações pode ser anônima.

modelo de arquitetura

De um modo geral, um sistema blockchain consiste em uma camada de dados, uma camada de rede, uma camada de consenso, uma camada de incentivo, uma camada de contrato e uma camada de aplicativo.

camada de aplicação camada de contrato
Dinheiro Programável, Finanças Programáveis, Sociedade Programável Código de script, mecanismo de algoritmo, contrato inteligente
camada de incentivo camada de consenso
Mecanismo de Emissão, Mecanismo de Distribuição PoW, PoS, DPoS, etc.
Camada de rede camada de dados
Rede P2P, mecanismo de propagação, mecanismo de verificação Bloco de dados, estrutura em cadeia, timestamp, função hash, árvore MerKle, criptografia assimétrica

A camada de dados encapsula dados básicos e algoritmos básicos, como blocos de dados subjacentes
, criptografia de dados e carimbos de data/hora; a camada de rede inclui mecanismos de rede distribuídos, mecanismos de disseminação de dados e mecanismos de verificação de dados; a
camada de consenso encapsula principalmente vários tipos de nós de rede. Algoritmo de consenso;
a camada de incentivo integra fatores econômicos no sistema de tecnologia blockchain, incluindo principalmente o mecanismo de emissão e mecanismo de distribuição de incentivos econômicos; a
camada de contrato encapsula principalmente vários scripts, algoritmos e contratos inteligentes, que é um recurso programável do blockchain A fundação ;
a camada de aplicativo encapsula vários cenários de aplicativos e casos do blockchain.
Nesse modelo, a estrutura de cadeia de blocos baseada em timestamp, o mecanismo de consenso de nós distribuídos, o incentivo econômico baseado no poder de computação de consenso e o contrato inteligente flexível e programável são os pontos de inovação mais representativos da tecnologia blockchain.

Tecnologia essencial

#Ledger
distribuído O ledger distribuído refere-se ao fato de que a escrituração das transações é completada por vários nós distribuídos em lugares diferentes, e cada nó registra uma conta completa, para que todos possam participar da supervisão da legalidade das transações, e também podem testemunhar em conjunto contra ela.
Diferente do armazenamento distribuído tradicional, a singularidade do armazenamento distribuído blockchain é refletida principalmente em dois aspectos: Primeiro, cada nó do blockchain armazena dados completos de acordo com a estrutura da cadeia de blocos, enquanto o armazenamento distribuído tradicional Geralmente, os dados são armazenados em camadas de acordo com certas regras. Em segundo lugar, o armazenamento de cada nó no blockchain é independente e igual em status, contando com o mecanismo de consenso para garantir a consistência do armazenamento, enquanto o armazenamento distribuído tradicional geralmente sincroniza dados através do nó central para outros nós de backup, evitando assim uma única contabilidade É possível que as pessoas sejam controladas ou subornadas para manter contas falsas.

#Criptografia assimétrica
As informações da transação armazenadas no blockchain são públicas. Nesse momento, as informações de identidade da conta são altamente criptografadas e só podem ser acessadas com a autorização do proprietário dos dados, garantindo assim a segurança dos dados e a privacidade pessoal. .

#Mecanismo de
consenso O mecanismo de consenso é como chegar a um consenso entre todos os nós da contabilidade para determinar a validade de um registro, não é apenas um meio de identificação, mas também um meio de evitar adulterações. A blockchain propõe quatro mecanismos de consenso diferentes [PoW (Proof of Work) proof of workload: more pay for more work, PoS (Proof of Stake) algoritmo de prova de equidade: quanto mais você retém, mais recebe, DPOS (Delegated Proof -of -Stake) Share Authorization Proof, PoC Capacity Proof Mechanism — Four Stepping Stone Mechanisms] são aplicáveis ​​a diferentes cenários de aplicação e estabelecem um equilíbrio entre eficiência e segurança.

#Contrato inteligente Os
contratos inteligentes são baseados nesses dados confiáveis ​​e invioláveis, que podem executar automaticamente algumas regras e termos predefinidos.

おすすめ

転載: blog.csdn.net/Depressiom/article/details/104646116