Um artigo para entender a família da cadeia de blockchain

Eu costumava dizer antes que, se você quiser jogar moedas de cadeia pública, alguns amigos me perguntam, o que é uma cadeia pública? O que são cadeias públicas, cadeias privadas e cadeias de consórcio? Existem também cadeias simples, cadeias laterais e cadeias da Internet, que são tolas e pouco claras. Hoje farei uma breve divulgação da ciência e me esforçarei para entender tudo em um artigo. Em primeiro lugar, não importa quais sejam seus nomes, eles são diferentes métodos de classificação de blockchain e, a seguir, os explicaremos um por um.

1. Blockchain pode ser dividido em cadeia pública, cadeia privada e cadeia de aliança de acordo com o escopo de uso.

O nome completo da cadeia pública é "cadeia pública", que se refere a uma blockchain na qual qualquer pessoa no mundo pode ler e enviar transações, e as transações podem ser efetivamente confirmadas e também podem participar do processo de consenso. Portanto, a cadeia pública é considerada "completamente descentralizada".Uma cadeia pública totalmente descentralizada incentiva os participantes (nós) a competir pela contabilidade por meio de um mecanismo de consenso e um mecanismo de recompensa de token para manter conjuntamente a segurança dos dados na cadeia. A maior característica da cadeia pública é que ela é segura e difícil de adulterar. Cadeias públicas como Bitcoin, Ethereum, EOS e TT são todas bem conhecidas.

A cadeia privada é completamente oposta à cadeia pública, não é mais "totalmente descentralizada", mas uma blockchain totalmente controlada por uma organização ou instituição e cujas permissões de leitura de dados são reguladas pela organização. Porque os defensores das cadeias privadas esperam aproveitar as vantagens do blockchain sem permitir o acesso externo à rede. Por exemplo, o governo, os bancos e o setor de valores mobiliários, essas organizações que não podem tornar públicos todos os dados internos, são muito adequadas para cadeias privadas. Vale a pena notar que as cadeias privadas ainda são distribuídas e muitos nós ainda mantêm uma cópia do blockchain em seus computadores. A cadeia privada tem as vantagens de velocidade de transação rápida, proteção de privacidade, custos de transação mais baixos e não é fácil de ser atacado de forma maliciosa.

A "Cadeia de Alianças" está entre a cadeia pública e a "cadeia privada". É adequada para transações B2B, como transações e liquidações entre diferentes entidades. Os principais usuários são bancos, seguros, valores mobiliários, associações empresariais, empresas do grupo, upstream e empresas a jusante, etc. Por exemplo, o China UnionPay e o China Everbright Bank usam em conjunto a plataforma da cadeia de alianças para construir um sistema de ordem de compra eletrônica POS confiável multicêntrico.

Cadeia pública, cadeia privada, cadeia de alianças, como essas três podem ser melhor compreendidas? Todo mundo sabe que o blockchain é na verdade um pouco como contabilidade, certo? A cadeia pública é uma contabilidade aberta e transparente para todos. A cadeia privada é onde organizamos um pequeno grupo e mantemos contas por nós mesmos. A cadeia de alianças é nossa organização e nós discutimos isso. , mantemos contas juntas.

2. De acordo com a classificação do ambiente de implantação, o blockchain é dividido em cadeia principal e cadeia de teste.

A cadeia principal refere-se à cadeia original mais longa do sistema blockchain chamada de cadeia principal.

A cadeia de teste refere-se à rede blockchain para fins de teste fornecida pelos desenvolvedores para a conveniência de todos aprenderem e usarem, como a cadeia de teste Bitcoin e a cadeia de teste Ethereum. Isso é equivalente à versão de lançamento oficial e à versão beta fechada do jogo.

3. O blockchain é dividido em cadeia única, cadeia lateral e cadeia interconectada de acordo com o tipo de conexão.

Uma única cadeia refere-se a um sistema blockchain que pode operar de forma independente, como a cadeia principal do Bitcoin.

Uma sidechain é uma blockchain paralela à cadeia principal, que pode ser entendida como um protocolo de extensão da blockchain. O protocolo de cadeia lateral refere-se a um protocolo que permite que uma determinada moeda de cadeia pública seja transferida com segurança da cadeia principal para outras cadeias de blocos e pode ser devolvida com segurança à cadeia principal de outras cadeias de blocos. Por exemplo, agora tenho um endereço de carteira Bitcoin e um endereço Ethereum, então não tenho como enviar Bitcoin para o endereço Ethereum. Porque Bitcoin e Ethereum são blockchains completamente independentes. Mas se eu quiser enviar ETM para o endereço Ethereum, posso, porque ETM é uma cadeia lateral do Ethereum. A cadeia lateral também pode realizar verificação de pagamento simples sem passar por todas as transações.Comparada com a velocidade lenta do sistema blockchain nativo do Bitcoin, por exemplo, a cadeia lateral tem vantagens consideráveis ​​na velocidade de processamento de transações.

A cadeia de interconexão é um blockchain ecológico maior formado pela interconexão entre vários blockchains. Por exemplo, a cadeia pública de plataforma de comércio eletrônico + cadeia pública de logística + cadeia de aliança logística + cadeia de aliança bancária, a cooperação mútua, a comunicação e o consenso entre eles é uma cadeia interconectada típica.

O acima é minha explicação simples sobre as cadeias de vários nomes no blockchain, espero que possa ajudar a todos.

おすすめ

転載: blog.csdn.net/Catherine7221/article/details/124709968