Beidou + 5G, Deng Zhongliang faz a China liderar o mundo em posicionamento e navegação

Nosso objetivo é alcançar domínio em tempo integral, espaço aéreo completo, alta precisão e posicionamento e navegação altamente robustos.
  
Quem disse isso foi Deng Zhongliang, professor e supervisor de doutorado na Universidade de Correios e Telecomunicações de Pequim. Como um dos principais cientistas do setor, Deng Zhongliang também possui múltiplas identidades, como acadêmico da Academia Internacional de Ciências da Eurásia, diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Tecnologia de Engenharia para Tecnologia de Preparação para Desastres, diretor do Projeto Nacional 863, etc., que também comprova o importante status do Professor Deng no campo acadêmico.

   

Deng Zhongliang, Professor da Universidade de Correios e Telecomunicações de Pequim
  
Muitas pessoas podem estar curiosas: onde está o ponto de aplicação da tecnologia de posicionamento e navegação? Além do posicionamento diário de viagens, que outros cenários de aplicação esta tecnologia possui? Que mudanças a liderança em tecnologia de posicionamento e navegação trará para o desenvolvimento nacional e para a vida pública no futuro? Com essas perguntas entrevistamos o professor Deng Zhongliang, o que também abriu as portas para um novo mundo na área de posicionamento e navegação.
  
Da "Skynet" à "Groundnet", o campo do posicionamento e da navegação enfrenta novos problemas.
  
Na sociedade atual, os telemóveis tornaram-se o dispositivo digital em que mais confiamos, e usar a navegação durante as viagens também é um hábito de muitas pessoas hoje. Mas se você prestar um pouco de atenção, descobrirá que seja AutoNavi ou Baidu, haverá um aviso de "Beidou Satellite Navigation for You", que também é a manifestação mais direta da aplicação comercial da Beidou Satellite Navigation. Na verdade, desde que o meu país lançou serviços globais em 31 de julho de 2020, a navegação por satélite Beidou tem sido amplamente utilizada em muitos campos, como aviação, navegação, comunicações, eletricidade, transporte, topografia e mapeamento, e agora cobre mais de 200 países e regiões. Utilizadores regionais, tornou-se um dos quatro principais sistemas globais de navegação por satélite reconhecidos pelas Nações Unidas.

   

Mas os aplicativos de navegação por satélite não são uma panacéia. Muitas pessoas têm experiências semelhantes - quando estamos em ambientes fechados, como em um escritório ou shopping, a navegação e o posicionamento por satélite apresentam erros relativamente grandes, e o telefone celular também avisa "o sinal do satélite está fraco". Neste momento, o posicionamento necessidades do sistema Uma nova forma de posicionamento interno. Como o Professor Deng Zhongliang mencionou na entrevista - "O ambiente em espaços blindados e semi-blindados é muito complexo. Os sinais de satélite muitas vezes não conseguem chegar e podem ser bloqueados ou sofrer interferências. Isto cria um conflito com as nossas necessidades, e somos confrontados com A questão é como resolver esta contradição."
  
Para resolver este problema, a indústria realizou muitas pesquisas e também propôs uma variedade de tipos de tecnologia de posicionamento interno, incluindo imagem, sem fio, geomagnética, navegação inercial, etc. , BLE, UWB, ZigBee, RFID e outros tipos podem ser descritos como diversos e complexos. Diante dessas escolhas, após anos de pesquisa e exploração, o professor Deng Zhongliang propôs uma arquitetura de posicionamento integrado espaço-terra.Por meio de uma série de novas tecnologias, como a rede de comunicação móvel Beidou + e outros posicionamentos integrados de múltiplas fontes, ele rompeu o problema de posicionamento integrado de sistemas heterogêneos e física cruzada realizada A fusão de sinais de camadas melhora ainda mais a precisão do posicionamento integrado do céu e da terra.
  
"5G é a 'rede no terreno' e Beidou é a 'rede no céu'. 5G resolve o problema da complexa cobertura de sinal espacial no terreno, e Beidou resolve o problema de referência de tempo. A integração e o empoderamento mútuo de Beidou + 5G traz uma enorme quantidade de dados de alta precisão e big data geográfico de alta atualidade", disse o professor Deng Zhongliang ao falar sobre as vantagens técnicas. Em sua opinião, as maiores vantagens da rede 5G são a velocidade rápida, a baixa latência, muitos usuários têm permissão de acesso e agora também possui capacidades de posicionamento de alta precisão; quanto ao sistema Beidou, seja a precisão da medição de velocidade ou a precisão do tempo, incluindo a confiabilidade do serviço estão na vanguarda do setor. Desta forma, a combinação dos dois pode atender aos requisitos de alta precisão para uma cobertura total e aproveitar ao máximo as vantagens da união de forças.
  
Isto também explica a intenção original da pesquisa do Professor Deng Zhongliang. Como um dos principais estudiosos do setor, uma das dez principais figuras de inovação científica e tecnológica do país em 2014 e vencedor do Prêmio Nacional de Inovação em 2020, o Professor Deng Zhongliang esteve profundamente envolvido nas áreas da teoria do posicionamento sem fio, pesquisa tecnológica e prática de engenharia há mais de 20 anos, e também ganhou o Prêmio Nacional de Invenção Tecnológica muitas vezes.Ele ganhou prêmios como o Prêmio Nacional de Progresso em Ciência e Tecnologia, publicou mais de 200 artigos principais e obteve mais de 100 autorizados patentes de invenção. Sob sua liderança, a equipe principal da Universidade de Correios e Telecomunicações de Pequim treinou mais de 20 doutores e mais de 200 mestres no país e no exterior e cultivou um grupo de professores inovadores e talentos de pesquisa industrial-universitária para o campo de redes. e serviços de localização em meu país, e contribuiu para a construção de um país. Ele fez contribuições importantes para a pesquisa e o ensino na área de posicionamento sem fio.
  
Posicionamento em nível centimétrico para criar a plataforma de posicionamento líder mundial.
  
Já em 2014, com o apoio de vários ministérios e comissões nacionais, o professor Deng Zhongliang liderou a equipe no desenvolvimento do sistema "Xihe", propondo um novo sistema de sinal que integra alta- posicionamento e comunicação de precisão, integrando a comunicação A Internet tornou-se uma rede que pode não apenas comunicar, mas também fornecer posicionamento de alta precisão.
  
"Xihe", em homenagem ao lendário deus do sol chinês, brilha na terra assim como o sol. Suas capacidades de posicionamento também atingiram o nível submétrico em ambientes externos e melhor que 3 metros em ambientes fechados nas cidades. É o primeiro a resolver o problema de Beidou. O gargalo da "última milha" do sistema de navegação por satélite é um grande avanço na tecnologia de pesquisa científica do serviço de localização interna do meu país. Foi julgado por um comitê de especialistas composto por acadêmicos e especialistas para atingir o nível de liderança internacional. Vale ressaltar que o "Plano Xihe" não apenas desenvolveu um sistema, mas também formou centenas de direitos de propriedade intelectual independentes e uma série de avanços tecnológicos importantes. A pesquisa relacionada também promoveu tudo, desde chips a terminais, de estações base a redes. o desenvolvimento de toda a cadeia da indústria de navegação e comunicação, desde as operações até os serviços.
  
Mas com o passar do tempo, o professor Deng Zhongliang não está mais satisfeito com essa precisão de posicionamento. Para esse fim, ele conta com uma variedade de tecnologias de ponta, como o método de posicionamento "co-band" de fusão de comunicação, correlação de posicionamento rápido de fusão sem fio método de cálculo, posicionamento de alta confiabilidade de fusão multissistema, etc. Por meio deste método, criamos uma arquitetura de posicionamento conjunto do céu e da terra e construímos a primeira plataforma de serviço de localização de navegação de alta precisão interna e externa contínua do mundo.

   

O posicionamento integrado do céu e da terra é um resultado importante dos muitos anos de pesquisa do professor Deng Zhongliang e também é a chave para resolver o problema de posicionamento e navegação espacial e em tempo integral. Conforme mencionado acima, para resolver o problema das diferenças no posicionamento interno e externo, é necessário alcançar a integração de comunicação e navegação, estender o posicionamento externo de alta precisão para ambientes internos, usar a tecnologia 5G para obter serviços precisos de detecção de localização e, em última análise, alcançar espaços completos internos e externos de alta velocidade sem costura.O efeito do posicionamento preciso. Ao falar sobre por que escolheu o 5G em vez de outras tecnologias, o professor Deng Zhongliang também teve muitos insights.
  
"No passado, a tecnologia limitava o âmbito de aplicação e o desempenho dos serviços de localização nas redes de comunicação, mas agora o país gastou enormes somas de dinheiro para construir uma rede 5G abrangente. Com o avanço da tecnologia de posicionamento 5G, o potencial desta rede aumentou. foi totalmente liberado e pode Alcançar um posicionamento de nível decimétrico ou até mesmo de maior precisão é um progresso sem precedentes.No futuro, as necessidades globais de comunicação, navegação e posicionamento podem ser atendidas nesta rede, o que a torna uma escolha comum e uma escolha comum para o mundo. Alvo". O professor Deng Zhongliang ficou um pouco entusiasmado neste momento. Diante de um investimento tão grande na rede, não basta apenas gerar valor de chamada. O professor Deng Zhongliang espera alcançar um avanço na tecnologia de posicionamento contínuo, aproveitando as vantagens técnicas do 5G .
  
"Dar às redes de comunicação capacidades de posicionamento de alta precisão é o foco e o núcleo da atenção global." De acordo com o relatório da Conferência Global de Economia Digital de 2023: No final de abril, mais de 2,73 milhões de estações base 5G foram construídas em todo o país, as redes 5G cobrem todas as cidades em nível de província, 634 milhões de usuários de telefones móveis 5G e Gigabit óptico os usuários da rede ultrapassaram 100 milhões., os usuários de IoT móvel atingiram 1,984 bilhão. Mesmo que transporte um número tão grande de usuários, a rede 5G ainda tem plena vitalidade de aplicação.A alta largura de banda e a baixa latência da rede 5G também desempenham um papel de ponte fundamental na cobertura de aplicações da Internet das Coisas e outras tecnologias.
  
Desta forma, tendo os satélites de navegação como núcleo e integrando todos os recursos da rede de comunicação 5G, pode-se formar uma rede de serviços de posicionamento, não havendo necessidade de construí-la separadamente. Ao combinar sistemas de posicionamento por satélite com redes de comunicação sem fio, podem ser alcançados serviços de posicionamento e navegação mais abrangentes e inteligentes, que também podem ser aplicados em muitos campos, como transporte e manufatura - "resolvendo a contradição entre comunicação e navegação e integrando comunicação e navegação". "A integração criará enormes perspectivas de aplicação.”
  
"Fizemos grandes avanços e a nossa precisão de posicionamento está numa posição de liderança em comparação com os gigantes internacionais, o que mostra que fizemos progressos e conquistas significativos no campo do posicionamento e navegação." Durante a entrevista, pude sentir claramente a confiança e segurança do Professor Deng ao falar sobre os resultados de sua pesquisa. Ao mencionar que esta tecnologia está “na vanguarda do mundo”, enfatizou o Professor Deng – não na vanguarda, mas na liderança.
  
Esta é também a atitude pragmática dos principais cientistas. A tecnologia sempre foi considerada a principal força produtiva, e a tecnologia de ponta pode promover a rápida modernização das indústrias, estabelecendo assim a posição de liderança da China neste campo. Especificamente no campo de posicionamento e navegação, o Professor Deng resolveu os problemas mundiais que têm atormentado o mundo por muitos anos, construindo um sistema integrado de fusão de sinal-ruído e formando um grande avanço na tecnologia. Além disso, ele integrou o sistema no novo padrão internacional 5G, o que também comprova as principais vantagens da China na pesquisa neste campo.Até o professor Deng disse com orgulho que em 2017-2018, quando outros países só tinham nível de medidor Ao posicionar, nossa tecnologia de posicionamento interno e externo Beidou + 5G já pode alcançar o posicionamento com precisão em nível de decímetro.
  
Continuar a manter a liderança tecnológica e a criar um ecossistema aberto e cooperativo.
  
Como todos sabemos, entre os quatro principais sistemas de navegação do mundo, além do nosso próprio Beidou, estão também o Sistema de Posicionamento Global (GPS) americano, o russo " sistema GLONASS" e o sistema europeu "Galileo". Hoje, estamos na vanguarda do mundo com a ajuda da tecnologia de posicionamento interno e externo Beidou + 5G. Então, quais são as nossas vantagens? Outros países têm força para nos desafiar e representar uma ameaça para nós? Em resposta a esta pergunta, o professor Deng também deu a sua própria resposta.
  
Para ele, qualquer desenvolvimento tecnológico exige aplicação final. Quer se trate do nosso Beidou ou de GPS estrangeiro, quer se trate de posicionamento 5G, WiFi, Bluetooth ou mesmo pseudo-satélites, a implementação de cada tecnologia requer investimento e operação independentes. Por isso, se não for devidamente planeada e integrada, a sabedoria de aplicação de diferentes tecnologias levará ao desperdício de recursos e à baixa eficiência. "Nosso ponto de partida é capacitar as redes 5G com recursos de posicionamento de alta precisão para tornar os aplicativos mais convenientes e eficientes. Dessa forma, podemos usar a infraestrutura de comunicação existente e, ao mesmo tempo, capacitar recursos de posicionamento e navegação de alta precisão. Isso economiza muitos recursos e custos e consegue melhores serviços de posicionamento."

   

Esta não é apenas uma questão técnica, mas também uma questão de custos operacionais e de desenvolvimento sustentável. "Uma razão importante pela qual o posicionamento e a navegação por satélite foram escolhidos é que seu custo é relativamente baixo. Só precisa investir mais de 60 bilhões de yuans para alcançar a cobertura global. Desde que não haja obstrução, o posicionamento e a navegação podem ser alcançados. Para muitos alvos espaciais, foi capaz de resolver o problema, por isso é uma solução muito atraente. Por outro lado, as capacidades da rede de comunicação são agora relativamente fortes. Por exemplo, a rede 5G atingiu capacidades de comunicação de nível Gbps Neste caso, se tecnologias como Wi-Fi, Bluetooth, banda ultralarga e pseudolites também são necessárias para construir redes de posicionamento terrestre, o que é de facto uma questão que vale a pena discutir e pensar. Portanto, as tendências futuras de desenvolvimento precisam ser cuidadosamente estudadas e avaliadas. "
  
Para os pesquisadores que ainda estão lutando para saber qual tecnologia usar, as palavras do Professor Deng podem ser descritas como esclarecedoras. Ele também conduziu uma análise aprofundada do atual campo de posicionamento e navegação a partir de múltiplas perspectivas, como tecnologia, aplicação e desenvolvimento. Claro, ele também admitiu que pode haver tecnologias mais avançadas emergentes no futuro, o que também exige que os cientistas continuem a I&D e a inovação.Mas no que diz respeito às aplicações actuais, o 5G tornou-se a escolha mais popular e melhor na indústria. "Estamos numa posição de liderança no mundo e na vanguarda de todo o campo da tecnologia de posicionamento de comunicação. Continuaremos a trabalhar arduamente para manter esta posição de liderança e fazer maiores contribuições para o progresso tecnológico e o desenvolvimento social do mundo."
  
Estes são os sentimentos do Professor Deng Zhongliang em relação à sua família e país e a melhor personificação do seu espírito de “servir o país com tecnologia”. É claro que, para aplicações, como implementá-las de forma rápida, eficiente, a baixo custo e em grande escala é também uma questão fundamental relacionada com o futuro desenvolvimento nacional e aplicação em massa. Ao falar sobre construção ecológica e expansão de parceiros, o Professor Deng Zhongliang também expressou a sua vontade de criar "um ecossistema aberto e cooperativo" - se conseguirmos estabelecer um consenso mais aberto e tirar pleno partido das vantagens da Internet e da tecnologia da informação, a nossa partilha os resultados com os necessitados podem não só promover o rápido desenvolvimento da tecnologia, mas também obter mais cooperação e apoio. Portanto, acredito firmemente que só formando um ecossistema científico e tecnológico mais aberto e inclusivo poderemos promover melhor a transformação e aplicação das conquistas científicas e tecnológicas e dar maiores contributos para o desenvolvimento do país e da economia social. Isto exige que trabalhemos juntos para resolver problemas relacionados e formar uma cultura científica e tecnológica mais aberta e cooperativa.
  
Estamos numa era inteligente de desenvolvimento digital e interligação de tudo. Nesta era, a interação entre as pessoas não é mais tudo. No futuro, teremos mais interações entre pessoas e coisas ou mesmo coisas e coisas, como visto nos filmes de ficção científica. Este será um mundo onde tudo estará interligado. Para conseguir isso, significa que é necessária uma percepção precisa e que os dados precisam fluir livremente entre todas as coisas. É exatamente isso que o professor Deng Zhongliang está estudando e tentando alcançar.
  
Hoje em dia, a tecnologia de posicionamento interno e externo contínuo "Beidou + 5G" tem sido aplicada em muitos campos em virtude de sua liderança tecnológica, como gestão urbana refinada na gestão de cidades inteligentes, armazenamento, distribuição e armazenamento em logística moderna e inteligência verde. vários cenários, como edifícios, cuidados médicos inteligentes, fabricação inteligente e minas inteligentes.
  
Como o professor Deng Zhongliang mencionou na entrevista: "'Para servir o mundo e beneficiar a humanidade', isso impõe requisitos mais elevados para nossa tecnologia e serviços. Também buscaremos ativamente soluções para tornar todo o sistema de geometria e posicionamento mais precisos, realizando colaboração trabalho entre redes e integração de controle inteligente para lidar com vários cenários complexos."

Guess you like

Origin blog.csdn.net/qq_41361570/article/details/132408620