Macros na linguagem Rust

Autor: Zen e a arte da programação de computadores

1. Introdução

Em 1º de setembro de 2010, a linguagem de programação Rust foi lançada oficialmente.Esta linguagem de programação de código aberto em nível de sistema desenvolvida pela Mozilla, Dropbox e algumas outras empresas atraiu cada vez mais desenvolvedores e empresas para testar seus projetos. Comparado com linguagens compiladas tradicionais, como C/C++ ou Java, Rust fornece um modelo de programação totalmente novo - simultaneidade segura e mecanismo de gerenciamento de memória eficiente, permitindo que os desenvolvedores obtenham funções complexas mais eficientes sem destruir o desempenho. Porém, como uma linguagem emergente, Rust tem uma curva de aprendizado acentuada e, por não contar com o suporte de uma instituição de ensino ou treinamento completa, muitos desenvolvedores terão alguns mal-entendidos e até alguns problemas estranhos. Este artigo irá apresentar macros em Rust, mostrar através de exemplos que tipos de problemas ele pode ser usado para resolver e como usar macros corretamente para fins de programação.

2. Visão geral da macro

definição

Uma macro é uma instrução executada durante a compilação do programa e é usada principalmente para gerar código-fonte, modificar o código-fonte e estender a sintaxe de uma linguagem de programação. É um recurso exclusivo do Rust que permite aos usuários criar uma sintaxe personalizada, e essa extensão de sintaxe é tratada em tempo de compilação, e não em tempo de execução. A definição de uma macro é muito abstrata, o que permite que qualquer cálculo seja realizado em tempo de compilação e pode ser usada para construir código, verificar tipos, repetir blocos de código especificados e compilação condicional.

usar

Os usos típicos do uso de macros incluem:

  • Geração automática de código: por exemplo, um driver de banco de dados precisa gerar códigos de acesso a dados para diferentes bancos de dados, o que pode ser feito usando macros.
  • Programação modelada: as macros podem substituir os modelos para gerar código em tempo de compilação para reduzir o tamanho do código e melhorar o desempenho.
  • Extensões de verificação de tipo: Macros podem ser usadas para verificar se o código está em conformidade com

おすすめ

転載: blog.csdn.net/universsky2015/article/details/132033853