Funcionalidades do webGIS


As funções do GIS são muito ricas, abrangendo aquisição e entrada de dados, armazenamento e gerenciamento de dados, edição e atualização de dados, consulta e análise espacial, exibição e saída de dados, etc.

Funcionalidades do webGIS

(1) Coleta e entrada de dados.

A aquisição e entrada de dados é o processo de transferência de dados brutos de fora do sistema para dentro do sistema no sistema de processamento de dados e a conversão desses dados do formato externo para o formato interno que o sistema pode processar facilmente. Dados em várias formas e fontes têm vários métodos de entrada, como entrada de dados gráficos, entrada de dados de medição, entrada de dados de imagem, entrada de caracteres digitais, etc.

(2) Armazenamento e gerenciamento de dados.

O armazenamento de dados é gravar dados em um determinado formato na mídia de armazenamento interna ou externa do computador. O gerenciamento de dados é o núcleo do gerenciamento de dados GIS, e todos os tipos de gráficos ou informações de imagem são armazenados no banco de dados espacial com estrutura lógica estrita.

(3) Edição e atualização de dados.

A edição de dados inclui principalmente edição gráfica e edição de atributos. A edição gráfica inclui transformação gráfica, transformação de projeção, correção de erros, estabelecimento de relacionamento de topologia, etc. A edição de atributos é concluída principalmente em combinação com o gerenciamento de banco de dados.

(4) Consulta e análise espacial.

A consulta espacial é a função básica do GIS, que inclui principalmente a recuperação de objetos espaciais e seus atributos de localizações espaciais e a recuperação de objetos espaciais de conjuntos de condições de atributos. A análise espacial é a chave para distinguir o GIS de outros sistemas de informação, principalmente incluindo análise topológica de sobreposição, análise de buffer, análise de terreno digital, análise de modelo espacial, análise de rede, etc.

(5) Exibição e saída de dados.

Os resultados obtidos pelo processamento e análise GIS precisam ser repassados ​​ao usuário no final, geralmente exibidos na tela do computador ou em formas de hardware, como relatórios, tabelas e mapas. A saída de dados é geralmente expressa na forma de mapas e pode produzir mapas de elementos completos ou vários mapas temáticos, mapas estatísticos, gráficos estatísticos, etc. de acordo com as necessidades do usuário.

A maioria dos dados na vida real tem características de localização espacial, e o objeto do processamento GIS são os dados espaciais. Ao mesmo tempo, o GIS possui uma variedade de funções exclusivas de análise de dados espaciais, bem como a capacidade de combinar dados espaciais e dados de atributos com gráficos, o que torna o GIS uma ampla gama de aplicações, como segue.

(1) Inventário e gestão de recursos.

O inventário de recursos é a função básica do GIS, como tipos de uso do solo, que podem gerar a distribuição e a área de diferentes tipos de uso do solo, tipos de uso do solo divididos por diferentes zonas de elevação e o status quo do uso do solo em diferentes áreas de declive , etc., para o uso racional dos recursos, desenvolvimento e gestão científica fornecem a base.

(2) Planejamento regional.

A abrangência do planejamento regional é muito alta, e muitos aspectos devem ser considerados na solução dos problemas de planejamento regional, que envolvem diversos elementos como recursos, meio ambiente, população, transporte, economia, educação, cultura e finanças. A poderosa função de gerenciamento de banco de dados do GIS pode combinar vários dados em um sistema, e poderosas funções de análise (como análise de rede, análise de buffer, análise de sobreposição, análise tridimensional, etc.) fornecem suporte para decisões de planejamento. Questões como planejamento urbano geral, planejamento de tráfego rodoviário, alocação de instalações públicas, avaliação de adequação de terrenos para construção urbana, análise de localização e seleção de endereço podem ser resolvidos usando GIS.

(3) Monitoramento de desastres.

meu país tem um vasto território, terreno, geologia e clima complexos, e desastres naturais ocorrem com frequência, como terremotos, inundações, deslizamentos de terra, deslizamentos de terra, incêndios florestais, etc., que afetam seriamente a segurança das vidas e propriedades das pessoas. O GIS desempenha um papel importante no processo de previsão de desastres, plano de resgate e redução de recuperação. Por exemplo, com a ajuda de dados de monitoramento de sensoriamento remoto e tecnologia GIS, ele pode efetivamente prever incêndios florestais, monitorar enchentes, estimar perdas por enchentes e fornecer socorro a terremotos Fornecer informações oportunas e precisas para socorro em desastres e tomada de decisões.

(4) Levantamento de terreno.

O levantamento de terras inclui a determinação do tipo de uso da terra, localização, área, distribuição e propriedade da terra. Com o desenvolvimento da economia nacional, a importância do manejo da terra aumenta a cada dia, aumenta a carga de trabalho, a complexidade e a dificuldade correspondentes, e os métodos tradicionais não são mais suficientes para atender à demanda. Portanto, o GIS fornece tecnologia avançada para esse fim e desempenha um papel importante no armazenamento, gerenciamento, análise e saída gráfica de dados.

(5) Gestão ambiental.

Com o rápido desenvolvimento da economia, as pessoas prestam cada vez mais atenção às questões ambientais. O GIS fornece suporte técnico em muitos aspectos, como tomada de decisões de planejamento ambiental, monitoramento ambiental, alerta e previsão de emergência ambiental e avaliação da qualidade ambiental.

(6) Tomada de decisão macro.

O GIS usa bancos de dados para fornecer uma base para a tomada de decisão macro nacional por meio da construção e análise comparativa de uma série de modelos de tomada de decisão. No estudo da área das Três Gargantas em meu país, o sistema de monitoramento ambiental foi estabelecido usando GIS e métodos de mapeamento auxiliados por computador, que forneceram dados confiáveis ​​sobre a quantidade, velocidade e tendência de evolução das mudanças ambientais antes e depois da construção do reservatório para a tomada de decisão macro das Três Gargantas.

A Tendência de Desenvolvimento do GIS

estandardização

O GIS tem uma ampla gama de aplicações, diferentes setores têm diferentes tipos de dados e formas organizacionais, e diferentes departamentos de produção de dados têm diferentes métodos e padrões. Portanto, a maioria dos dados usados ​​atualmente pelos SIG são relativamente fechados e independentes, o que dificulta a troca e o compartilhamento de recursos de informação e limita até certo ponto o desenvolvimento dos SIG.
A fim de fazer com que o GIS atenda melhor à sociedade de massa, as pessoas percebem gradualmente a padronização necessária de software, hardware, dados e outros elementos. Uma verdadeira realização da padronização permitirá que as pessoas compartilhem informações e recursos com base em um entendimento comum.

nebulização

Com o rápido desenvolvimento da Internet atual, ela tocou todos os cantos da vida cotidiana das pessoas, penetrou em todos os campos do desenvolvimento social e mudou o modo de vida das pessoas. Em outras palavras, as pessoas não podem viver sem a Internet. O objetivo final do GIS é fornecer serviços e criar valor para as pessoas, e sua combinação com a Internet é uma tendência inevitável, assim surgiu o Cloud GIS. Utilizando o ambiente de nuvem, ele pode fornecer funções como publicação na nuvem, navegação e exibição, consulta e recuperação, processamento, análise e download. O Cloud GIS tem as características de portabilidade, economia, alcance de acesso mais amplo e boa escalabilidade, o que compensa as deficiências do GIS tradicional que são volumosos e obstinados.
Muitas empresas de plataforma GIS desenvolveram produtos GIS em nuvem, como os produtos da série ArcGIS 10 da Esri no exterior, os produtos da série MapGIS 10 da Wuhan Zhongdi Digital na China e os produtos da série SuperMap 10 da SuperMap.

Integrado

3S é a abreviação das três principais tecnologias de Sistema de Posicionamento Global (GPS), Sistema de Sensoriamento Remoto (RS) e Sistema de Informação Geográfica (GIS). O GPS é usado principalmente para obter as informações de localização do objeto alvo rapidamente e em tempo real; o RS é usado principalmente para fornecer informações semânticas ou não semânticas do alvo e seu ambiente em tempo real ou quase em tempo real, descobrir várias mudanças no a superfície da terra e atualizar dados em tempo hábil, é uma importante fonte de dados de GIS; GIS é a chave para 3S. GIS realiza processamento abrangente, gerenciamento integrado e análise espacial de dados de GPS e RS, escava informações potencialmente úteis , e fornece suporte científico e eficaz para a tomada de decisões.
Essas três tecnologias têm seus próprios sistemas independentes e têm suas próprias vantagens na coleta, gerenciamento e análise de dados. Elas são naturalmente complementares entre si. A integração de tecnologias exerceu maior eficiência no campo de levantamento e mapeamento geográfico. efeito.
(

1)VR/AR-GIS。VR/AR-GIS

, também conhecido como GIS de realidade virtual/realidade aumentada, é o produto da combinação da tecnologia de realidade virtual e GIS. Ele exibe entidades geográficas de forma tridimensional, proporcionando às pessoas uma experiência visual imersiva muito real.

(2) SIG móvel.

Integrando GIS com tecnologia de comunicação móvel e tecnologia de posicionamento móvel, e incorporando funções GIS em dispositivos móveis, o GIS móvel é produzido. Como os dispositivos móveis inteligentes desempenham um papel importante na vida das pessoas, o GIS móvel é uma tendência inevitável no desenvolvimento do GIS. O GIS móvel pode fornecer serviços baseados em localização mais abundantes, o que facilita muito a vida das pessoas. Por exemplo, o surgimento de softwares de serviço de vida, como o Baidu Maps e o Gaode Maps, mudou a maneira como as pessoas viajam. A perspectiva do SIG móvel é muito promissora.

(3) SIG multimédia.

A tecnologia multimídia é uma tecnologia que usa computadores para processar de forma abrangente várias informações, como texto, gráficos, imagens, sons, animações e vídeos, e para estabelecer relações lógicas e interação humano-computador. A combinação de tecnologia multimídia e GIS fornece uma maneira mais rica, mais vívida, mais flexível e mais amigável para a exibição de GIS, proporcionando às pessoas uma experiência intuitiva.
Além disso, a tecnologia multimídia trará ao GIS um campo de aplicação mais amplo e terá melhores perspectivas no desenvolvimento do turismo, educação cultural, economia social e outras indústrias importantes.

(4) SIG 3D e SIG 4D.

Entidades geográficas no mundo real são tridimensionais, mas limitadas por razões técnicas, o SIG tradicional é expresso em formas bidimensionais. No entanto, este modelo não pode refletir com precisão o estado das entidades 3D e não pode atender às necessidades de algumas aplicações práticas. Portanto, é necessário combinar a tecnologia 3D para fornecer serviços de uma forma mais próxima da situação real e sair de uma plano 2D para um efeito 3D.

Para apresentar dados de forma tridimensional, o modelo de dados tridimensional, gerenciamento de armazenamento, expressão de dados, análise de dados, armazenamento de dados e outras questões são considerações importantes. Atualmente, essas tecnologias são o foco do desenvolvimento do GIS e a principal direção do desenvolvimento do GIS.

Objetos geográficos no mundo real têm características de tempo.Com base no 3D GIS, acrescentando a dimensão do tempo, obtemos o 4D GIS, ou GIS temporal. O GIS 4D tem um significado de pesquisa importante para alguns problemas práticos, como a busca pela lei das mudanças ambientais ecológicas, mudanças populacionais regionais, o nível mais alto de inundações e outras questões. 4D GIS é uma importante direção de pesquisa no campo de GIS.

1.1.3.4 Estrutura do componente

Independentemente do desenvolvimento C/S ou desenvolvimento B/S, um sistema GIS completo é geralmente relativamente grande, envolvendo múltiplas funções, e é difícil para algumas pessoas completá-lo. Portanto, com a ideia de blocos de construção, o GIS a estrutura do software é componentizada e plugada. Você pode construir GIS componente e GIS plug-in. Sua ideia principal é dividir muitas funções em "partes" individuais de acordo com os módulos, e construir de forma flexível e conveniente "partes" de várias funções em plataformas ou aplicativos, o que simplifica as etapas de desenvolvimento e reduz a dificuldade de desenvolvimento. Atualmente, as principais plataformas GIS adotam métodos de desenvolvimento de plug-in.

1.1.3.5 Inteligência

A tecnologia emergente inteligente é muito quente e é um novo campo de desenvolvimento de tecnologia de TI. A combinação de GIS e sistema especialista, rede neural, algoritmo genético, inteligência artificial, aprendizado profundo, aprendizado de máquina e outras tecnologias tornou-se um novo foco de pesquisa e desenvolvimento de GIS. O Smart GIS fornecerá mais possibilidades para extração de dados GIS, mineração de dados e análise de dados para criar um mundo mais inteligente.

おすすめ

転載: blog.csdn.net/leva345/article/details/132000363