Construção e Aplicação dos Fatores do Modelo da Barra Série 4 Fatores Residuais de Volatilidade

1. Resumo

Nos artigos anteriores da série de modelos Barra, construímos o fator Tamanho, fator Beta e fator Momentum e criamos estratégias de fator único correspondentes, respectivamente. O artigo desta seção irá construir ainda mais o fator de Volatilidade Residual nesta série. Esta estratégia superou o índice de mercado desde 2022 e tem as características de pequenas flutuações.

2. Teoria do modelo

A forma de cálculo do fator de Volatilidade Residual do modelo Barra é a seguinte:

O fator de Volatilidade Residual é composto por três subfatores, a saber: fator DASTD (volatilidade anualizada do excesso de retorno), fator CMRA (dispersão anualizada do excesso de retorno) e fator HSIGMA (volatilidade residual anualizada da regressão beta). Os pesos desses três fatores são 0,74, 0,16 e 0,10, respectivamente, e os três fatores precisam ser padronizados antes de serem sobrepostos.

O fator de Volatilidade Residual, também conhecido como fator idiossincrático, mede principalmente a flutuação de dados de informações que não podem ser explicadas no mercado . Entre eles, o fator HSIGMA é a volatilidade da taxa de retorno residual ao calcular o fator Beta. Por esse motivo, você pode chamar diretamente a função de cálculo do fator Beta desta série e fazer um pequeno ajuste para manter a taxa de retorno residual .

3. Análise fatorial

Use alphalens para analisar o fator de Volatilidade Residual (2022-janeiro de 2023).

Do ponto de vista da análise de renda, os retornos alfa e beta do fator Residual Volatility não mudam muito sob diferentes ciclos de reequilíbrio . O menor agrupamento de valores de fator contribui com retornos positivos, enquanto o maior agrupamento contribui com retornos negativos e os retornos negativos são significativamente maiores do que os retornos positivos.

Pela análise do coeficiente de informação, o fator de Volatilidade Residual atinge o valor médio máximo do IC (-0,10) no ciclo de ajuste de 21 dias, e o valor absoluto do valor médio do IC é maior que 0,05, indicando que a capacidade de seleção de ações é forte; Não há mudança no ciclo do armazém. De acordo com o cálculo, o valor absoluto do IR no ciclo de ajuste do armazém de 21 dias é 0,59 (>0,5) e a capacidade do fator de obter retornos excessivos de forma estável nesse ciclo é aceitável.

Do ponto de vista dos retornos do grupo, o fator Residual Volatility apresenta uma característica monotonicamente decrescente, o que é consistente com a análise acima; no entanto, os retornos positivos do menor grupo de valores do fator serão significativamente mais fracos do que os retornos negativos do maior grupo.

4. Análise de backtest

Horário do backtest: 2022-01-01 a 2023-02-12 (troca de ações no final do mês)

Espécie de backtest: Todas as ações A (excluindo ações ST, ações suspensas e sub-novas ações dentro de um ano)

Capital inicial: 1 milhão

Taxa de manuseio: 0,0007

Deslizamento: 0,00123

Número máximo de posições: 30

A julgar pela curva de backtest, a volatilidade da estratégia será muito menor que a do mercado . Desde 2022, alcançou uma taxa de retorno anualizada de -1,29% e uma retração máxima de 13,29%. Pode superar o índice de mercado , mas a ofensiva geral é fraca.

O acima é todo o conteúdo compartilhado hoje. O código fonte da estratégia foi compartilhado com a Comunidade Quantitativa Nuggets gratuitamente , e você pode obtê-lo acessando o link abaixo.

Portal: Comunidade de Quantificação de Nuggets-MYQUANT

おすすめ

転載: blog.csdn.net/weixin_42219751/article/details/129166209