Web3.0: Um grande golpe, por favor, seja uma criança que se atreve a falar.

Nota do Yuppie: Não é minha intenção original escolher este artigo para jogar água fria em todos no mercado de ursos frios. Espero que todos possam tratar o investimento de forma racional e fazer suas próprias pesquisas. Enquanto vocês são fãs leais da tecnologia blockchain, por favor, abram a perspectiva de Deus, vamos ficar no ar e olhar para esta tecnologia que evoluiu no longo rio da história.

Como sempre, não concordo nem discordo das ideias do autor deste artigo, é apenas uma voz no mercado. Construtores ainda estão construindo, garanhões ainda são garanhões, adultos, cada um é responsável por suas próprias escolhas. Curiosamente, este artigo estava originalmente em um tópico do HackerNews, mas os administradores o removeram da primeira página, mas ainda gerou muita discussão.

Dave Gebler Autor

96fb92e427d354acbbfa9dae98a33278.jpeg

Blockchain é o maior golpe de tecnologia da última década. Esse golpe é tão simples, tão ridículo e, no entanto, tão brilhante, que até mesmo alguns especialistas reais são enganados por seu hype vazio e falsas promessas. Além desse golpe, há um golpe ainda maior, Bitcoin e criptomoedas, que nada mais são do que títulos do Velho Oeste não regulamentados, não licenciados. Eles são funcionalmente inúteis como moeda fora do domínio da atividade criminosa e são efetivamente um esquema Ponzi se não forem nomeados para todos os outros.

Já posso sentir o apontar de dedos causado pelo parágrafo acima, as discussões acaloradas de todos, rostos corados, acusações furiosas, dizendo que sou ignorante.

A roupa nova do imperador nos diz que é tolice seguir a multidão e não ter coragem de defender o que acreditamos. Na história de Andersen, uma criança aponta ingenuamente que o imperador não está vestindo nada. Todos os adultos na sala podiam ver que o imperador não estava usando nenhuma roupa, mas quando todos os outros achavam que as novas roupas do imperador pareciam perfeitas, eles não queriam arriscar parecer estúpidos apontando o óbvio.

Para esses citadinos, em vez de se deixarem ridicularizar, é melhor seguir a postura. No mundo real, se um número suficiente de pessoas lhe disser que o imperador está vestindo roupas, você pode até começar a duvidar de seus próprios sentidos e de sua sanidade porque está vendo um desfile nu; como tantos podem estar errados? Não seria mais provável que você estivesse errado em vez disso?

Quando digo que blockchain é uma farsa brilhante, quero dizer que uma de suas maiores conquistas é um enorme ecossistema construído sobre o que é realmente uma estrutura de dados simples, nem particularmente nova nem interessante. mentes racionais adjacentes a eles que não são necessariamente favoráveis ​​ao aspecto da moeda digital ainda acenarão com entusiasmo e concordarão que a "tecnologia" anunciará algumas novas inovações Times, o futuro da internet, mesmo que nunca possam ter certeza absoluta dos detalhes do que , como ou por que estão sendo escritos.

Como as pessoas da cidade em The Emperor's New Clothes, eu me pergunto quantas pessoas são capazes de ver a verdade nua, só não quero admitir que não há inovação aqui, nenhuma tecnologia interessante, por medo de que sua reputação seja arruinada e eles vai sofrer O ridículo de quem investe em fantasia?

Uma Breve História do Blockchain

Não sou o primeiro a dizer que blockchain e criptomoedas são mentirosos. Não sou nem o milionésimo. Em outubro de 2017, o CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, chamou a ideia de fraude e disse que demitiria qualquer pessoa que negociasse bitcoin por ser "estúpida". Então, em janeiro de 2018, Warren Buffett disse: “Em termos de criptomoedas em geral, quase certamente posso dizer que elas vão acabar mal”.

Repito; blockchain é uma farsa e Bitcoin (e todas as criptomoedas) é uma farsa construída em cima disso. Como chegamos aqui? Como algo tão simples, tão estúpido, pode se tornar uma mania FOMO tão abrangente? Vamos dar um passo para trás e olhar para a história do blockchain, Bitcoin e criptomoedas.

Vamos começar com o que exatamente queremos dizer com blockchain. No contexto da "Web 3.0" e das criptomoedas, uma blockchain refere-se a um armazenamento de dados onde vários itens de dados são agrupados em "blocos" e depois processados ​​de uma determinada maneira (em Bitcoin, SHA-256) Hash para produzir uma assinatura verificável de todos os dados, que por sua vez inclui o hash do bloco anterior. Isso garante a integridade de todos os dados em toda a "cadeia" de blocos, pois para modificar qualquer dado, é necessário recalcular os hashes de todos os blocos subsequentes.

Portanto, temos uma estrutura básica que pode ser usada para fazer um log de auditoria à prova de adulteração e somente anexo. Combine isso com a criptografia assimétrica tradicional para assinar dados digitalmente, e temos a base da criptomoeda; você pode ter uma "carteira", que é um par de chaves pública/privada comum que você pode acessar conhecendo a chave pública de outra pessoa (ou seja, carteira endereço) e sua chave privada para assinar transferências de sua carteira para a carteira de outra pessoa. Essas transferências são então verificadas por assinaturas digitais e registradas no blockchain para que todos possam ver.

A primeira blockchain pública amplamente conhecida foi criada em 2009 por uma ou mais pessoas usando o pseudônimo Satoshi Nakamoto como parte do protocolo Bitcoin. O grande avanço do Bitcoin é que ele resolve o problema do “gasto duplo” com o conceito de moeda digital; como evitar que alguém gaste a mesma moeda duas vezes.

Afinal, não podemos simplesmente ter algum software rodando em vários computadores de pessoas aleatórias, ouvindo em uma porta, operando em uma cópia do mesmo banco de dados e aceitando cegamente o que outros computadores dizem sobre a transação que aconteceu. Como você pode impedir as pessoas de trapacear?

prova de trabalho

O Bitcoin impede que os usuários tentem enganar o sistema adicionando mais um elemento ao blockchain chamado "Prova de Trabalho". Para adicionar um novo bloco de dados ao blockchain, você primeiro faz algum trabalho, o que é difícil no início, mas fácil de verificar.

Para Bitcoin, isso é baseado em dados de hash com o algoritmo SHA-256 até encontrar um valor que comece com um certo número de zeros. Não vou me dar ao trabalho de analisar isso, você pode ler sobre isso em qualquer lugar, mas admito que o uso de hash com dificuldade ajustável é uma inovação para o Bitcoin como moeda digital imaginada pela solução "Satoshi Nakamoto".

O importante a entender é que esse mecanismo de prova de trabalho significa que os computadores que validam as transações competem para ganhar incentivos econômicos (na forma de bitcoins recém-criados) para evitar trapaças e permitir que a rede controle os dados adicionados ao cadeia. consenso sobre a legitimidade.

Então agora temos as chamadas moedas digitais sem confiança, sem permissão e descentralizadas.

Trustless - significa que você não precisa confiar em nenhuma parte. Nenhum banco ou autoridade pode interromper sua transação e ninguém pode enganá-lo revertendo-o ou solicitando um reembolso.

Sem permissão - o que significa que qualquer pessoa com um computador pode participar, gastar bitcoin e ajudar a verificar transações

Descentralizado - o que significa que a rede não tem um único ponto de controle ou falha.

Esse modelo certamente não está isento de problemas, de fato, acho que as características que os defensores afirmam fazer das criptomoedas uma forma nova e inovadora de financiamento são fatalmente imperfeitas e inaceitáveis ​​em qualquer moeda com valor no mundo real e aplicações tomadas.

Imagine, por exemplo, um mundo onde você está em um restaurante ou em outro lugar e acidentalmente deixa cair suas chaves. Outros pegaram as chaves do chão, mas em vez de devolvê-las a você, eles legalmente possuíam sua casa e seu carro. Você chama a polícia, mas eles dizem que não têm autoridade para insistir que essa pessoa lhe devolva sua propriedade. É propriedade deles agora, porque posse é propriedade e acesso é empoderamento.

Este é o mundo das criptomoedas.

Contratos inteligentes são estúpidos

As criptomoedas percorreram um longo caminho na última década. À medida que o dinheiro do VC continua chegando, uma nova empresa após a outra (e de fato algumas maiores e mais estabelecidas) se juntam ao movimento e tentam resolver alguns dos problemas do Bitcoin (especialmente sua taxa de transferência muito lenta).

Alternativas mais rápidas e ecológicas para prova de trabalho foram concebidas e construídas (especificamente uma alternativa conhecida como prova de participação), e um dos rivais do bitcoin, ethereum, criou o conceito de código simples que pode ser executado no blockchain , as transações são feitas automaticamente quando determinadas condições são atendidas.

Esses pedaços de código são chamados de "contratos inteligentes".

O problema com contratos inteligentes é que eles não são inteligentes e não são contratos.

São apenas códigos simples que rodam no blockchain e podem ser escritos por qualquer pessoa. Como o código é apenas um conjunto de instruções para o computador seguir, ele pode fazer o que você mandar.

Incluindo realmente remover todo o seu dinheiro. Ou roubá-lo. Isto é exatamente o que aconteceu.

Em 2016, a blockchain Ethereum foi hackeada, uma moeda digital no valor de US$ 50 milhões foi roubada e muitas pessoas perderam quase muito. A única maneira de evitar essa perda é criar um hard fork do ethereum, redefinindo efetivamente o livro de transações para o momento anterior ao ataque (nem todos concordaram com essa decisão, então o blockchain original do ethereum como o Ethereum Classic sobrevive até hoje). Tanta imutabilidade e código é a lei.

E as pessoas ainda estão perdendo dinheiro porque, à medida que os aplicativos blockchain se tornam mais complexos, o código se torna mais difícil de escrever, mais bugs são introduzidos e tudo se torna mais vulnerável.

A maioria dos ataques a blockchains e criptomoedas está surpreendentemente longe de "hacks" complexos desses sistemas e, mais frequentemente, como simples aberturas de portas em código ou código em código nos chamados contratos inteligentes. Foi o que aconteceu com os DAOs - os invasores acabaram de encontrar uma maneira de explorar as regras legais dos contratos inteligentes, permitindo que eles drenem carteiras.

Como o espírito básico desses "contratos" é que o código é lei, você não tem recurso quando isso acontece com você ou com a bolsa que detém sua carteira.

Não contente em apenas transferir unidades de moeda digital entre pessoas, o Ethereum também gerou a ideia de tokens não fungíveis (NFTs). A ideia é basicamente que você possa usar o blockchain não apenas para armazenar e transferir moedas, mas também usar informações secundárias, como recursos da internet ou recibos de ativos digitais. Como resultado, as pessoas começaram a criar aplicativos em cima do Ethereum, de versões descentralizadas como o Twitter a galerias de arte digital e redes de anúncios baseadas em blockchain.

É aqui que tudo começa a dar errado, porque o blockchain é uma maneira terrível de armazenar e verificar dados. Comparado a qualquer tecnologia de banco de dados tradicional (que foi quase aperfeiçoada na ciência da computação nas últimas três décadas), o blockchain é lento, caro e desnecessariamente complexo.

Encontrar soluções para problemas

Quase toda implementação de uma blockchain pública hoje inclui necessariamente algum tipo de token (ou seja, uma "moeda") que você precisa minerar de alguma forma ou comprar diretamente de uma bolsa para participar e utilizar a rede, mas nos últimos anos Em meio ao hype, grandes e sinceros delírios foram levantados sobre como a ideia de blockchain poderia ser usada para outros fins que não dinheiro no futuro.

Pesquise na web, Twitter, fóruns, etc., e você verá afirmações extraordinárias e dançantes sobre o futuro do blockchain.

Tudo será NFTs. Seu bilhete de avião será um NFT no blockchain. Você assistirá a um filme no cinema comprando NFTs no blockchain. Seus registros médicos serão gravados indelevelmente na blockchain. A lista continua e continua.

Exatamente que futuro as pessoas por trás desses grandes anúncios têm em mente é impossível dizer com certeza, porque eles não podem dizer. Se há uma coisa que me impressiona em todas as conversas sobre blockchain, é a completa falta de explicação ou detalhes sobre qual problema seus defensores acham que estão resolvendo, ou como o blockchain pode ser uma solução viável, proporcionando qualquer melhoria em relação às técnicas convencionais de dados existentes. e criptografia.

Eu poderia até dizer, um cínico poderia dizer, parece que até mesmo esses defensores não acreditam em seu próprio hype e promessas de inovação, e estão apenas interessados ​​em atrair o máximo possível para “investir” em projetos com valor zero.

Você está tendo problemas para comprar uma passagem agora? Há algo de errado com a companhia aérea que os vende para você? Claro que não, o processo já é eficiente e ótimo. Você não pode melhorar a segurança, confiabilidade, custo-benefício ou experiência do usuário de qualquer parte do processo envolvido neste espaço de negociação, colando-o ao blockchain.

Não vimos a adoção generalizada de blockchain em nada além de criptomoedas em mais de uma década desde o advento do Bitcoin, porque não resolve nenhum problema.

Eu especulo que ninguém nunca disse: "Este é um problema que eu tenho. Oh, veja, blockchain é uma ótima solução." Em cada caso, a resposta foi: "Eu tenho um distrito Blockchain. Oh, veja, há um problema que posso usar para resolver." E de qualquer forma, isso não ajuda. ——Sobre os perigos das criptomoedas e a inutilidade do blockchain (link original)

Do agora infame JPEG do macaco ao seu histórico médico, grande parte da conversa sobre essas abstrações de blockchain propostas parece evoluir rapidamente para o que só posso descrever como sendo mais no reino da ideologia política de estudantes do que tecnologia útil; nos pediram para imaginar um mundo onde todos lidamos diretamente uns com os outros, sem bancos e corporações, e colocamos nossa fé em código (supostamente) imutável escrito por desenvolvedores irresponsáveis ​​e sem nome. Em tal mundo, não somos apenas usuários da internet, mas participantes de uma democracia global, possuindo uma pequena parte de cada sistema que usamos.

No entanto, alguma forma de centralização sempre parece se infiltrar nessas democracias digitais.

Esta é uma falsa utopia, elogiada por alguns que veem o blockchain como uma solução para um problema indefinido, ou exploram abertamente o medo, a credulidade ou a ganância das pessoas comuns, sejam eles a centralização de dados em serviços Web 2.0 Paranóia do nível de controle ( não é injusto), ou apenas querendo dinheiro rápido e grátis, o mítico El Dorado promete prosperidade e riqueza.

A propósito, essa fantasia muito vaga e etérea que soa como algo que seus antigos colegas de faculdade falavam em festas com olhos vermelhos e um cigarro duvidoso, é disso que vem o termo "Web 3.0" Significado real, ou pelo menos, enquanto pois tem algum significado.

Embora possamos resumir facilmente a definição e o espírito da Web 2.0 - a transformação da Web de um simples repositório de documentos vinculados para uma plataforma de usuário rica, interativa e orientada a aplicativos, esse não é o caso da Web 3.0.

"Temos um plano semelhante?" "Encontre Lucy e mate os outros." "Não, quero dizer mais um plano. Tipo, uma maneira de fazer isso." - Matt Farrell para John McClane, Die Hard 4Web 3.0 não é um plano ou mesmo um conceito real, é apenas um conceito vago de pessoas retomando o poder de corporações e governos.

Este é certamente um desejo admirável em pelo menos alguns sentidos (embora eu deixe a política monetária de fora desta lista), mas dizer que este é o futuro da internet é como dizer "o futuro do transporte é o teletransporte".

Geralmente, "Web3" refere-se a um termo abrangente para "o futuro da Internet", que os crentes dizem que será descentralizado e baseado em blockchain. Os proponentes tendem a divulgar como os dados não serão controlados pela "Big Tech" e como serão imunes à censura e ao igualitarismo. - O que é Web3 - Web3 está indo muito bem (
https://web3isgoinggreat.com/what)

pessoa que muitas vezes se opõe a críticas

Muitas pessoas ganham muito dinheiro com Bitcoin e criptomoedas

Sim, eles têm, não estou dizendo que não. Algumas pessoas fazem uma fortuna (em moeda fiduciária, eu diria).

Mas todo mundo que ganha dinheiro com criptomoedas compra cedo em detrimento de quem compra depois. É um jogo de soma zero, e para cada "HODLer" que lucra com lucro, há outro que compra a um preço mais alto e perde. As criptomoedas transferem riqueza para cima, não criam riqueza.

Lembre-se de que a grande maioria das pessoas que investem em criptomoedas o fez recentemente (após 2020), portanto, não há tempo para lucrar com os lucros. Quando a bolha finalmente estourou, eles foram queimados até a morte.

Grandes empresas investiram ou estão usando blockchain

Sim, é verdade. Mas o uso de blockchain por grandes empresas não significa que seja uma boa ideia. Mesmo grandes empresas como a IBM tomam decisões ruins, e blockchain é uma decisão ruim. As empresas seguirão o dinheiro, e a fraude tecnológica ainda pode ganhar dinheiro.

O que o blockchain não faz para nenhuma grande empresa é resolver qualquer problema existente ou novo de forma eficiente ou otimizada.

Muitas outras grandes empresas que exploram o envolvimento em blockchain abandonaram silenciosamente esses projetos, não surpreendentemente, sem tanto alarde quanto anunciar sua entrada neles.

Blockchain é imutável e seguro

Este é um dos equívocos mais comuns sobre blockchain. Só porque os dados são gravados no blockchain não significa que não podem ser hackeados (como uma carteira sendo roubada). Só porque os dados são imutáveis, não significa que sejam precisos (oops, essa companhia aérea acabou de escrever incorretamente a data do seu voo no blockchain). E, só porque um blockchain pode ser razoavelmente seguro, não significa que os dados gravados nele sejam seguros (oops, seus registros médicos foram comprometidos).

Blockchain não é inerentemente mais seguro do que qualquer outro método tradicional de armazenamento de dados. Geralmente é menos seguro porque a descentralização do blockchain significa que há mais oportunidades, mais "área de superfície", para hackear e atacar.

Aqui estão alguns dos esquemas de hackers, roubos e deslizamentos de terra que ocorreram:

  • O hack DAO onde US $ 50 milhões em Ethereum foram roubados.
  • Parity Wallet hack, US$ 30 milhões em ether roubados.
  • Coincheck hackeado, US$ 500 milhões em NEM roubados.
  • Esquema Bitconnect Ponzi em que centenas de milhões de dólares de investidores foram roubados.
  • Mt.Gox hack, 850.000 bitcoins roubados (no valor de mais de US$ 14 bilhões a preços de hoje).

A criptomoeda revolucionará a economia/pagamentos/bancos etc.

Não, não vai. Esta é uma afirmação ideológica, não uma aplicação técnica comprovada. Na melhor das hipóteses, a criptomoeda se tornará um método de pagamento de nicho usado por um pequeno número de pessoas (principalmente criminosos), que ainda é o único uso no mundo real que conseguiu alcançar após mais de uma década de hype e bilhões de dólares em investimento.

Do jeito que está, a única coisa para a qual você pode usar criptomoedas legalmente (além de segurá-las e esperar que a próxima rodada aleatória da roleta de preços seja a seu favor) é trocá-las por moeda fiduciária (por uma comissão) ou outra moeda criptográfica.

O valor severamente inflado do Bitcoin é baseado na premissa e na fundação de quem o possui, não gastando dinheiro, mas acumulando-o como uma mercadoria digital limitada. Isso é deflação por design.

Como eu disse antes, muitas das características que os defensores apontam são apenas falhas indesejáveis ​​para qualquer coisa como um sistema monetário.

Ninguém quer viver em um mundo onde perder a moeda digital equivalente a um cartão de débito significa que todo o seu dinheiro se foi para sempre, o valor do seu dinheiro está sujeito a oscilações selvagens, transações fraudulentas não podem ser revertidas, fundos roubados não podem ser rastreados ou recuperados, e não há autoridade legal para mediar disputas.

Você pode fazer coisas com o blockchain.

Eu acredito que você pode. Não estou dizendo que o blockchain é inútil em todos os casos, como "inutilizável" para qualquer problema em particular, estou dizendo que é uma solução sub-ótima em quase todos os casos (criptomoedas sem confiança, sem permissão, descentralizadas são a exceção, bom para criminosos atividade e menos).

Você pode construir um sistema de banco de dados complexo, lento, ineficiente, caro, inchado e dispendioso inteiramente em cima de XML, e se é isso que você quer fazer, é quase sempre melhor fazer outra coisa.

Resumir

Por mais de uma década desde que o Bitcoin capturou a imaginação do público com o conceito de blockchain, não vimos a adoção massiva no mundo real de criptomoedas como dinheiro (algumas tentativas fracassadas), sem o uso de blockchain como um banco de dados tradicional e uma alternativa superior para assinaturas criptográficas, não vendo a revolução democrática da internet e big data.

Existem incontáveis ​​investidores perdedores, golpes totalmente ilegais que exploram o hype, projetos que começam com boas intenções, mas depois desmoronam (enquanto seus fundadores milagrosamente escapam de milhões) e fazem um monte de "porta-sacos" e uma bomba e despejo esquema separado de suas economias de vida, e um mercado cada vez mais estagnado para tokens inúteis usados ​​principalmente como uma forma de jogo.

Então, da próxima vez que alguém tentar lhe dizer que o blockchain é o futuro, ou que as criptomoedas vão revolucionar a economia, meu conselho é simples: não acredite no hype.

Não apenas isso, mas desafie o hype. Tenha a coragem de acreditar. Não seja um cidadão que tem medo de parecer bobo.

Quando você puder ver que o imperador está nu, quando você puder ver que os adultos ao seu redor estão fingindo ser loucos, seja uma criança inocente que se atreve a falar.

Parte do conteúdo deste artigo foi extraído do antigo yuppie e publicado pela Cool Universe. Este artigo não representa as visões e posições da Cool Universe e não contém nenhum conselho de investimento. Observe que qualquer investimento e transação envolverá riscos. Para saber mais ou participar da comunidade, clique em Fale conosco para se comunicar.

おすすめ

転載: blog.csdn.net/weixin_43014389/article/details/127450106