Aplicativo de desktop Linux

Para desenvolver aplicações desktop com interface gráfica em Linux, temos muitas opções. É claro que, além das considerações de linguagem, estamos mais preocupados com a escolha da caixa de ferramentas do widget (anteriormente conhecida como biblioteca de controle ou biblioteca de componentes), o que afetará em grande medida a eficiência do nosso desenvolvimento.
Se você considerar aplicações multiplataforma, escolher o Swing do Java pode ser muito adequado. No entanto, embora o swing atual seja muito poderoso e flexível, ainda sentimos que é um pouco desconfortável: por exemplo, a interface padrão não é bonita e não se parece com um programa local, skins de terceiros são difíceis de encontrar ; o ciclo de desenvolvimento é relativamente longo; e a velocidade de execução é relativamente lenta. etc.
Além do java, no Windows geralmente podemos escolher entre MFC (VC) e VCL (Delphi) (claro que existem outros); no Linux, podemos escolher QT ou GTK.

QT possui uma arquitetura muito boa e mecanismo avançado de processamento de eventos, e a documentação também é muito completa.Claro, também possui um bom designer de formulário visual QtDesigner. O famoso ambiente de desktop KDE é desenvolvido usando a biblioteca qt.
A arquitetura do GTK também é boa, mas a interface não é tão deslumbrante quanto a do Qt. É claro que o GTK também tem sua própria clareira de designer de forma visual. Outro ambiente de desktop famoso, o gnome, é desenvolvido usando a biblioteca gtk. Além disso, o gtk também recebeu amplo suporte comercial.

Pessoalmente, prefiro QT e também prefiro o KDE como ambiente de desktop, porque a interface é muito bonita e atraente; a eficiência de execução também é muito boa. Mais importante ainda, parece mais conveniente usar Qt para desenvolvimento rápido de RAD.
Infelizmente, não é fácil desenvolver programas usando C++ no Linux. Pelo menos você deve primeiro estar familiarizado com a versão GNU da biblioteca C/C++. Embora eu realmente espere usar o Qt para criar belos aplicativos de desktop GUI, estou assustado com a complexidade do próprio C++ e com a biblioteca de funções completamente desconhecida.
Nessa época, descobri o python. Esta é uma linguagem de script muito simples e os próprios recursos da linguagem são muito fáceis de usar. O que é ainda mais surpreendente é que essa linguagem também pode ser vinculada a uma variedade de caixas de ferramentas de componentes, incluindo GTK, QT, MFC, Swing, etc.! Pyqt é uma combinação de biblioteca de componentes python e qt. Python simples e fácil de usar combinado com QtDesigner poderoso e conveniente.

Para programar com pyqt, o primeiro passo é instalar e configurar o ambiente do sistema.

Claro, isso não é suficiente. É claro que podemos usar o notepad kate para escrever código, mas um bom IDE tornará nosso trabalho de desenvolvimento mais eficiente. Podemos escolher KDevelop ou Eric. KDevelop é um IDE estabelecido há muito tempo no KDE. Ele suporta o desenvolvimento de múltiplas linguagens, incluindo python, e também vem com programas de exemplo pyqt.
No entanto, eu ainda escolhi Eric. Eric é um ambiente de desenvolvimento integrado python no KDE, que foi desenvolvido usando pyqt (isso mostra o quão poderoso é o pyqt). Eric também integra sistema de gerenciamento de versão, gerenciamento de projetos, refatoração e outras funções. Em comparação com o kdevelop, a função de classificação do código-fonte no eric é mais conveniente. scripts py, formulários qt, pacotes de idiomas e outros arquivos são gerenciados em categorias. Além do painel de tarefas, Eric também integra um painel de console do shell python, que é mais adequado para o desenvolvimento de programas pyqt.

Resumo: Pyqt é muito bom para referência de desktop GUI de desenvolvimento RAD, pelo menos muito mais simples que Java e C++. Além de usar as próprias funções do sistema Python, também podemos chamar diretamente várias classes do Qt e também usar o mecanismo de sinal/slot do Qt para implementar o processamento de eventos. Além disso, também podemos usar pyqt para desenvolver programas protótipos, que podem ser facilmente convertidos em programas C/C++ ao desenvolver a versão oficial.
Link original

Supongo que te gusta

Origin blog.csdn.net/u010274449/article/details/131966057
Recomendado
Clasificación