Comparação de Mobilidade Primeiro e NDN

(1) Mecanismo de nomenclatura
O Mobility First usa GUID, que pode ser usado para identificar vários assuntos, incluindo interfaces, dispositivos, serviços, usuários finais, conteúdo ou representações recursivas de coleções de GUID. GUID é um identificador globalmente exclusivo, derivado de um namespace simples, correspondente a uma entidade ou contexto, não depende do ponto de acesso da rede e não precisa ser imediatamente vinculado a uma rede específica durante o roteamento.
No NDN, o núcleo do pacote de dados é o nome, que não contém o endereço (diferente do Mobility First). O nome do pacote NDN é gerado pelo programa e é transparente para a camada de rede, incluindo o tamanho do pacote, múltiplas camadas e assinaturas usadas para garantir segurança e confiabilidade, e é derivado do namespace hierárquico.
(2) Mecanismo de roteamento
O Mobility First suporta ligação atrasada (o roteador pode atrasar a resolução de endereços ou até mesmo repetir a resolução) porque a nomenclatura e o endereçamento são separados no Mobility First, o que equivale a um roteamento "dinâmico" e escalável.
O mecanismo de roteamento do NDN é baseado em nomes. O editor de dados do lado do servidor precisa registrar um prefixo de nome e o roteador constrói uma tabela com base no nome para poder calcular o caminho para cada prefixo de nome e estabelecer uma tabela de roteamento. O cliente solicita dados por nome, o consumidor de dados envia um pacote de interesse para solicitar dados e o roteador encaminha o pacote de dados com base na correspondência do nome e da tabela de roteamento. NDN é um mecanismo de roteamento bidirecional, com estado e em cache (o roteador registra vários estados e possui uma grande quantidade de informações).
(3) Mecanismo de cache
No Mobility First, os roteadores da rede central mantêm apenas entradas de encaminhamento para outras redes principais e um pequeno número de redes de borda de “clientes”. Os roteadores de rede de borda mantêm entradas de encaminhamento para um pequeno número de redes principais de "provedores" e redes de borda em suas proximidades.
No NDN, cada nó de roteamento pode armazenar dados em cache e pode ser solicitado e usado repetidamente. Para resolver o problema do destino dos pacotes de dados retornados solicitados pelos usuários, cada roteador mantém uma tabela de cache de pacotes de interesse para registrar quem solicitou quais dados. O roteador transmite reversamente os dados ao solicitante com base nesta tabela de cache.

Supongo que te gusta

Origin blog.csdn.net/weixin_40934065/article/details/106758393
Recomendado
Clasificación