Explicação do vocabulário profissional do Hyperledger Fabric

Ponto Âncora - Ponto Âncora

  • Um nó âncora é um nó de mesmo nível no canal que pode ser detectado e comunicado por todos os nós de mesmo nível. Cada membro do canal possui um (ou mais, no caso de um único ponto de falha) nós âncoras, permitindo que nós pertencentes a diferentes associações descubram outros nós presentes no canal.

Bloquear - bloquear

  • Um bloco é um conjunto ordenado de transações criptografadas (criptografadas por hash) em um canal e conectadas a blocos anteriores.

Cadeia - cadeia

  • A cadeia do ledger é um log de transações estruturado por "conexão de hash" de blocos de transações. O nó par recebe o bloco de transação do serviço de pedidos, marca a transação do bloco como válida ou inválida com base na política de endosso e nos conflitos de simultaneidade e anexa o bloco à cadeia de hash do sistema de arquivos do nó par.

Chaincode - Chaincode

  • Chaincode é um software executado em um ledger, que pode codificar ativos, e as instruções de transação (ou lógica de negócios) nele também podem ser usadas para modificar ativos.

Canal - Canal

  • Os canais são blockchains privados construídos na rede "Fabric", permitindo o isolamento e a confidencialidade dos dados. O ledger específico do canal é compartilhado com todos os peers no canal e as partes transacionais devem ser devidamente autenticadas pelo canal para interagir com o ledger. Os canais são definidos por um "bloco de configuração".

Compromisso - Compromisso

  • Cada peer em um canal valida um bloco ordenado de transações e, em seguida, confirma (grava ou anexa) o bloco a cada cópia do livro-razão nesse canal. Os peers também marcam o status de cada transação em cada bloco como válido ou inválido.

Verificação de versão de controle de simultaneidade - Verificação de versão de controle de simultaneidade (CCVC)

  • CCVC é um método de manutenção de sincronização de estado entre nós de mesmo nível em um canal. O peer node executa a transação em paralelo, antes que a transação seja submetida ao ledger, o peer node verifica se os dados lidos durante a execução da transação foram modificados. Se os dados lidos forem alterados entre execução e confirmação, um conflito CCVC será gerado, a transação será marcada como inválida no ledger e o valor não será atualizado para o banco de dados de estado.

Bloco de configuração - Bloco de configuração

  • Contém dados de configuração que definem membros e políticas para uma cadeia de sistema (serviço de pedidos) ou canal. As modificações de configuração em um canal ou em toda a rede (por exemplo, membros saindo ou ingressando) resultarão na geração de um novo bloco de configuração e anexado à cadeia apropriada. Este bloco de configuração conterá o conteúdo do bloco genesis mais os incrementos.

Consenso - Consenso

  • Consenso é um termo amplo utilizado em todo o processo de transação para produzir um acordo de ordenação e confirmação da exatidão do conjunto de transações que compõem um bloco.

Estado atual - o estado atual

  • O estado atual do ledger representa o valor mais recente de todas as chaves em seu log de transações em cadeia. O peer enviará o valor modificado correspondente a cada transação no bloco processado para o estado atual do ledger, já que o estado atual representa todos os últimos kvs conhecidos pelo canal, o estado atual também é chamado de World State. Chaincode executa a proposta de transação em relação ao estado atual.

Associação Dinâmica - Associação Dinâmica

  • O Fabric dá suporte à adição e remoção dinâmica de membros, pares e nós de serviço de pedido sem afetar a operabilidade de toda a rede. A Associação Dinâmica é fundamental quando os relacionamentos comerciais são ajustados ou as entidades precisam ser adicionadas ou removidas por vários motivos.

Endosso - Endosso

  • Endosso refere-se ao processo de um peer executando uma transação e retornando SIM-NÃO para o aplicativo cliente que gerou a proposta de transação. O chaincode tem políticas de endosso correspondentes nas quais os peers de endosso são especificados.

Política de endosso - Política de endosso

  • Uma política de endosso define a combinação necessária de condições (ou seja, condições que retornam Sim ou Não) para pares e resultados de resposta (endossos) em canais que dependem de um determinado chaincode para executar transações. A política de endosso pode especificar o número mínimo de nós de endosso ou a porcentagem mínima de nós de endosso que podem endossar uma transação para um determinado chaincode. As políticas de endosso são organizadas e gerenciadas por nós de endosso com base no aplicativo e no nível desejado de defesa contra mau comportamento. A política de endosso precisa ser especificada ao instalar e instanciar o Chaincode (implantar tx).

Tecido-ca

  • Fabric-ca é o componente de gerenciamento de certificados padrão que emite certificados baseados em PKI para membros da rede e seus usuários. A CA emite um certificado raiz (rootCert) para cada membro, um certificado de registro (eCert) para cada usuário autorizado e vários certificados de transação (tCerts) para cada certificado de registro.

Bloco Genesis - bloco inicial

  • Um bloco Genesis é um bloco de configuração que inicializa uma rede ou canal blockchain e também é o primeiro bloco da cadeia.

Protocolo Gossip - Protocolo Gossip

  • O protocolo de transferência de dados Gossip tem três funções: 1) gerenciar a descoberta de pares e a associação do canal; 2) transmitir dados do razão entre todos os pares no canal; 3) sincronizar os dados do razão entre todos os pares no canal.

Inicializar - inicializar

  • Um método para inicializar o programa chaincode.

Instalar - instalar

  • O processo de colocar o chaincode no sistema de arquivos do peer. (Anotação: armazene as informações ChaincodeDeploymentSpec no arquivo chaincodeInstallPath-chaincodeName.chainVersion)

Instanciar - instanciar

  • O processo de iniciar o contêiner chaincode. (Anotação: Salve ChaincodeData no estado em lccc, então implante Chaincode e execute o método Init)

Invocar - Invocar

  • Usado para chamar funções dentro do chaincode. A invocação do chaincode é uma proposta de transação e, em seguida, realiza um processo modular (endosso, consenso, verificação, submissão). A estrutura de invoke é uma função e um array de parâmetros.

Pares Líderes - Pares Líderes

  • Cada Membro pode ter vários peers no canal em que se inscreve, e um dos peers atuará como o principal peer do canal para se comunicar com o serviço de pedidos em nome do Membro. O serviço de ordenação passa o bloco para o par líder, que então distribui o bloco para outros pares sob o mesmo membro.

Razão - Razão

  • Ledger é uma cadeia de canais e estado do mundo mantida por cada peer no canal. (Esta explicação é um pouco estranha)

Membro - membro

  • Uma entidade legalmente independente que possui o certificado raiz exclusivo da rede. Componentes de rede, como peers e clientes de aplicativos, são vinculados a um membro.

Provedor de Serviços de Associação - MSP

  • MSP refere-se a um componente de abstração do sistema que fornece certificados para clientes e pares. Os clientes usam certificados para autenticar suas transações; os pares usam certificados para autenticar seus endossos de transações. Essa interface está intimamente relacionada ao componente de processamento de transações do sistema e destina-se a permitir que os componentes de serviço de associação definidos sejam conectados sem problemas dessa maneira, sem modificar o núcleo do componente de processamento de transações do sistema.

Serviços para Sócios - Serviços para Sócios

  • Os serviços de associação autenticam, autorizam e gerenciam identidades em uma rede blockchain com permissão. O código dos serviços membros executados em pares e pedidos autenticam e autorizam operações de blockchain. É uma implementação MSP baseada em PKI.
    O componente fabric-ca implementa serviços de associação para gerenciar identidades. Em particular, trata da emissão e revogação de ECerts e TCerts.
    ECert é uma credencial de identidade de longo prazo; TCert é uma credencial de identidade de curto prazo, anônima e não vinculável.

Serviço de Pedido - Serviço de Pedido ou Serviço de Consenso

  • A coleção de nós que classificam as transações no bloco. O serviço de pedidos é independente do processo de pares e ordena as transações para todos os canais na rede por ordem de chegada. O serviço de pedidos suporta implementações conectáveis ​​e, atualmente, SOLO e Kafka são implementados por padrão. O serviço de pedidos é uma ligação pública para toda a rede e contém materiais de criptografia relacionados a cada Membro.

Par - Nó

  • Uma entidade de rede que mantém o livro-razão e executa o contêiner Chaincode para executar operações de leitura e gravação no livro-razão. Os pares são de propriedade e mantidos pelo Membro.

Política - Política

  • Há estratégia de endosso, estratégia de verificação, estratégia de envio de bloco, estratégia de gerenciamento de Chaincode e estratégia de gerenciamento de canal de rede.

Proposta - Proposta

  • Uma solicitação de endosso para um par no canal. Cada proposta é uma instância de Chaincode ou uma chamada de Chaincode.

Consulta - consulta

  • Uma solicitação de consulta para o valor de uma chave no estado atual.

Kit de Desenvolvimento de Software - SDK

  • O SDK fornece aos desenvolvedores um ambiente de biblioteca estruturado para escrever e testar aplicativos de chaincode. O SDK pode ser totalmente configurado e estendido por meio de interfaces padrão, e componentes como algoritmos de criptografia de assinatura, estruturas de log e armazenamento de estado podem ser facilmente substituídos. A API do SDK usa gRPC para processamento de transações e serviços de membro, passagem de nó e processamento de eventos se comunicam com a malha de acordo. Atualmente, o SDK é compatível com Node.js, Java e Python.

Banco de dados de estado - stateDB

  • Para ler e escrever com eficiência no Chaincode, os dados do estado atual são armazenados no stateDB, incluindo levelDB e couchDB.

Cadeia do Sistema - Cadeia do Sistema

  • Contém blocos de configuração que definem redes no nível do sistema. Existe uma cadeia de sistema em um serviço de pedidos, semelhante a um canal, com uma configuração inicial contendo as seguintes informações: informações de MSP, política e configuração de informações. Quaisquer alterações em toda a rede (como adicionar uma nova organização ou adicionar um novo nó de pedido) resultarão na adição de um novo bloco de configuração à cadeia do sistema.

Transação - transação

  • A operação de invocação ou instanciação do Chaincode. Invoke é solicitar o conjunto de leitura e gravação do livro-razão; Instanciar é solicitar para iniciar o contêiner Chaincode no peer.

Supongo que te gusta

Origin blog.csdn.net/djklsajdklsajdlk/article/details/125334014
Recomendado
Clasificación