Esquema de proteção de tempo de execução do software AUTOSAR

Esquema de proteção de tempo de execução do software AUTOSAR

Com o desenvolvimento contínuo de sistemas eletrônicos automotivos e a melhoria da inteligência, os veículos estão se tornando cada vez mais dependentes de sistemas de software. Nos carros modernos, a arquitetura de software automotivo representada pelo AUTOSAR (AUTomotive Open System Architecture) tornou-se o padrão da indústria. No entanto, com o aumento contínuo da escala de software e a complexidade das funções, as questões de segurança e confiabilidade do tempo de execução do software tornam-se particularmente importantes.

A fim de garantir a estabilidade e a segurança do software automotivo, surgiu a solução de proteção de tempo de execução do software SAFE (Safety and Data Flow Enforcement) Autosar. A solução de proteção de tempo de execução do software SAFE Autosar visa garantir que o sistema de software não seja afetado por ataques maliciosos, entradas incorretas ou operações ilegais durante a operação, implementando mecanismos rígidos de segurança e controle de fluxo de dados.

Em primeiro lugar, o esquema de proteção de tempo de execução do software SAFE Autosar usa um mecanismo de segurança multicamadas para evitar ataques maliciosos. Uma delas é a autenticação e controle de acesso. Este mecanismo requer que quaisquer entidades externas (como ECUs e sensores) sejam autenticadas antes de acessar o software do carro e sejam estritamente autorizadas a realizar operações específicas. Além disso, algumas técnicas de criptografia foram introduzidas, como o uso de certificados digitais para criptografar as comunicações para garantir a confidencialidade e integridade dos dados. Além disso, firewalls e sistemas de detecção de intrusão podem ser usados ​​para monitorar e prevenir ataques cibernéticos em software automotivo.

Em segundo lugar, o esquema de proteção de tempo de execução do software SAFE Autosar garante a segurança do sistema de software por meio do controle de fluxo de dados. Na arquitetura AUTOSAR, a troca de dados é realizada entre componentes de software por meio de portas de dados. A fim de impedir o acesso ilegal ou malicioso aos dados, o SAFE Autosar apresenta um mecanismo de ponto de verificação de controle de fluxo de dados. Um ponto de verificação é uma parte crítica do código que verifica se os dados recebidos estão em conformidade com regras e restrições específicas. Antes de enviar dados, o componente de envio compara o tráfego de dados com uma especificação predefinida e, se os dados não atenderem à especificação, o componente de recebimento rejeita os dados. Esse mecanismo de controle de fluxo de dados evita com eficácia possíveis violações e ataques de segurança.

Abaixo está um exemplo de código-fonte mostrando o SAFE Auto

Guess you like

Origin blog.csdn.net/wellcoder/article/details/132053576