Qual é a diferença entre 'Tecnologia e Aplicação de Big Data' e 'Ciência de Dados e Tecnologia de Big Data'

1. Diferentes focos

'Tecnologia e Aplicação de Big Data' concentra-se principalmente na tecnologia de armazenamento, processamento e análise de big data, incluindo pesquisa em mineração de dados, aprendizado de máquina, data warehouse, computação distribuída, etc., com o objetivo de desenvolver aplicações e sistemas relacionados a big data. Para atender às necessidades de negócios e empresas.

'Data Science and Big Data Technology' concentra-se mais na análise e aplicação dos dados em si, enfatizando a exploração de dados e tecnologia de modelagem, bem como a aplicação da ciência de dados, incluindo a análise de dados usando estatísticas, modelagem matemática, aprendizado de máquina, artificial inteligência e outras tecnologias e aplicações, orientadas principalmente para a resolução de problemas práticos e para a exploração de valor empresarial.

2. Diferentes objetivos de treinamento

'Tecnologia e aplicação de big data' tem como objetivo treinar os alunos para dominar sistematicamente os métodos de gerenciamento e mineração de dados e se tornarem capazes de análise e processamento de big data, gerenciamento de data warehouse, implantação abrangente de plataformas de big data, desenvolvimento de software de aplicação de plataforma de big data e recursos visuais produtos de exibição e dados.Talentos técnicos profissionais seniores de big data com capacidades analíticas.

'Ciência de Dados e Tecnologia de Big Data' cultiva principalmente o conhecimento básico, teoria e tecnologia da ciência de dados dos alunos, incluindo conhecimentos básicos de matemática, estatística, informática e outras disciplinas para aplicações de big data, e domina a modelagem de dados, análise e processamento eficientes, e inferência estatística.teorias básicas, métodos básicos e habilidades básicas. Talentos técnicos e de pesquisa que entendem big data em campos aplicados, como ciências naturais e ciências sociais, possuem fortes habilidades profissionais e bons conhecimentos de línguas estrangeiras, e são competentes em análise de dados e pesquisa de algoritmos de mineração e desenvolvimento de sistemas de big data.

Leitura adicional

1. Modelo de treinamento em ciência de dados e tecnologia de big data

1. O modelo de formação de “cursos profissionais + cursos secundários para toda a escola, laboratórios de inovação e formação conjunta escola-empresa”

De acordo com as características das universidades locais como a Universidade Xiangtan, bem como as características e vantagens da disciplina matemática, a fim de construir a especialização em big data, de acordo com a ideia de "fortalecer a base matemática, fortalecer as habilidades computacionais e destacando características profissionais", absorver institutos de pesquisa científica, empresas e instituições. Aguardaremos os pareceres dos departamentos práticos cooperativos para formular o plano de ensino e o programa de estudos para o curso de ciência de dados e tecnologia de big data. Durante o período de construção do projeto, foram construídos grupos de cursos básicos, como fundamentos matemáticos de big data, fundamentos de computadores de big data e módulos de aplicação de big data, com foco na construção de vários cursos com foco no cultivo de capacidades de aplicação prática e capacidades de inovação. Com base na experiência bem-sucedida da escola na reforma do programa de treinamento de talentos em matemática e ciências da computação e no estabelecimento da "Classe Shaofeng de Matemática", de acordo com a ideologia orientadora de "estratificação + desvio, desenvolvimento personalizado" e de acordo com os objetivos de treinamento de talentos, o profissional tradicional modelo de treinamento é alterado Separe os alunos de graduação e implemente um novo modelo de treinamento de "cursos profissionais + cursos secundários para toda a escola, laboratórios de inovação e treinamento conjunto escola-empresa", construindo assim um modelo diversificado e tridimensional de treinamento de talentos para ciência de dados e especializações em tecnologia de big data em universidades locais.

2. Modelos de treinamento de talentos de “três estágios” e “de uma só peça”

O "três estágios", ou seja, o modelo mezanino "2 + 1 + 1", o primeiro estágio são os cursos de educação geral e os cursos profissionalizantes. Este estágio fortalece o ensino geral e amplia a base matemática, estabelecendo uma boa base para os alunos para estudar cursos profissionais mais tarde. Uma boa base; a segunda etapa é o estudo de cursos profissionais em ciência de dados e tecnologia de big data e o cultivo de habilidades de aplicação prática. Esta etapa cultiva principalmente o conhecimento profissional básico dos alunos, habilidades profissionais básicas, desenvolvimento de projetos capacidades e habilidades profissionais, e transfere o que aprenderam Aplicar conhecimentos básicos ao desenvolvimento de aplicações práticas e cargos de trabalho; a terceira etapa é o treinamento de estágio e o projeto de graduação. Nesta fase, cada aluno vai para uma empresa para estágio. Por meio do estágio empresarial, os alunos pode sentir o modo de trabalho e o ritmo da empresa o mais cedo possível e experimentar a empresa.De acordo com os requisitos da carreira, estabeleça um plano de desenvolvimento de carreira o mais cedo possível para fazer os preparativos adequados para o futuro emprego.

Implementar um modelo integrado de formação de talentos para alcançar a melhoria simultânea do conhecimento, habilidade e qualidade dos alunos. Implementar um plano integrado de treinamento de talentos que integre educação geral, educação profissional e educação prática, e estabelecer cursos obrigatórios gerais, cursos eletivos gerais, cursos profissionais obrigatórios, cursos eletivos profissionais e cursos obrigatórios de educação prática (incluindo fundamentos práticos, prática profissional, Existem cinco categorias principais: inovação e prática de empreendedorismo, desenvolvimento de qualidade), com um total de mais de 50 cursos, e os cursos correspondentes são criados em todos os níveis. A conexão entre os cursos prelúdios e os cursos subsequentes é razoável, os cursos básicos profissionais, os cursos profissionais básicos e os cursos eletivos profissionais estão conectados de maneira ordenada, e a proporção de cursos básicos para cursos profissionais também é relativamente apropriada. Pode ser orientado para as pessoas, ensinar os alunos de acordo com suas aptidões, implementar um ensino flexível e cultivar talentos compostos e orientados para a aplicação de alta qualidade.

3. Modelo de treinamento de talentos direcional e orientado a projetos

Cultivo de talentos orientado por projetos

Usando projetos industriais reais como suporte, cooperamos com especialistas técnicos empresariais para desenvolver recursos de ensino de cursos baseados em projetos e contratamos especialistas empresariais para serem modularizados e integrados como palestrantes em cursos de projetos. Com foco na nova geração de grupos de trabalho da indústria de tecnologia da informação e com base na construção de um sistema curricular profissional, 10 projetos industriais típicos foram selecionados como projetos de apoio ao longo dos cursos profissionais básicos. Com base na divisão técnica de desenvolvimento de projetos e decomposição do processo de trabalho, construir um sistema progressivo de treinamento de habilidades para promover a implementação abrangente do ensino orientado a projetos, incluindo projetos de unidades de cursos básicos profissionais, projetos de módulos de treinamento de cursos básicos profissionais, cursos práticos abrangentes orientados para o emprego e cursos de estágio Desenvolver projetos sistêmicos empresariais. Através do processo de formação cíclica progressiva, as capacidades de desenvolvimento de projetos dos alunos serão avançadas em espiral. O processo de implementação específico é o seguinte:

(1) Obter recursos do projeto. Através da cooperação escola-empresa, de professores que trabalham com empresas e de serviços científicos e tecnológicos, obteremos casos reais de projetos de empresas e adaptá-los-emos a uma escala adequada ao ensino em sala de aula com base em características académicas reais.

(2) Caso de projeto de reconstrução. Organize o conteúdo do curso e selecione pontos de entrada para integrar conhecimentos e habilidades no processo de desenvolvimento do projeto.

(3) Desenvolver documentos de implementação de projetos e padrões de avaliação para estabelecer as bases para a prática docente.

(4) Implementação do projeto. Sob a orientação dos professores, os alunos serão orientados a concluir o desenvolvimento do projeto com base na concepção do projeto de ensino. Os alunos realizam projetos em grupos ou individualmente com base em seu perfil acadêmico. Durante o processo de implementação, os alunos são o corpo principal e os professores fazem um bom trabalho respondendo às perguntas e demonstrando o projeto.

(5) Avaliação e feedback do projeto. Os professores organizam os alunos para relatar e demonstrar os resultados do projeto para mostrar as atitudes de aprendizagem dos alunos, os níveis de habilidade e o domínio dos pontos de habilidade. Os alunos então avaliam seu desempenho com base no feedback do professor, refletem sobre seu desempenho ao longo do projeto, aprendem lições com suas experiências e identificam e preenchem lacunas.

Cultivo em diferentes direções

Combinado com as características dos cursos de graduação aplicados, propõe-se a direção de cultivar talentos inovadores compostos para construir um sistema curricular amplo e direcional orientado para a aplicação para esta área de especialização. O processo de implementação específico é o seguinte:

(1) Estabelecer módulos de cursos básicos públicos e profissionais no primeiro ano de faculdade e compartilhá-los em múltiplas direções. De acordo com as características dos cargos de orientação profissional com habilidades básicas semelhantes e áreas técnicas semelhantes, os módulos do curso geral e os módulos do curso básico profissional para o cultivo de habilidades gerais são unificados para permitir que os alunos tenham uma certa compreensão das rotas de aprendizagem técnica da indústria e possuam entrada profissional básica habilidades de nível.

(2) No terceiro ano de faculdade, de acordo com as características dos cursos de ciência de dados e tecnologia de big data, com muitos cargos subdivididos e rápida atualização de conhecimentos, o plano de formação de talentos estabelece módulos de cursos básicos profissionais de acordo com a direção. Os alunos concluem os módulos do curso profissional básico no final do segundo ano e escolhem entre as orientações profissionais oferecidas com base em seus próprios interesses de aprendizagem, base de conhecimento e planos de desenvolvimento para obter um treinamento diferenciado.

(3) Configurar módulos auto-selecionados no quarto ano de faculdade para servir orientações personalizadas de desenvolvimento de graduação. Diferentes módulos do curso são configurados de acordo com as possíveis direções de desenvolvimento dos alunos após a formatura (emprego, vestibular de pós-graduação, empreendedorismo) para fortalecer conhecimentos e habilidades de forma direcionada. Por exemplo, no módulo de melhoria de habilidades profissionais, projetos corporativos reais são introduzidos, engenheiros corporativos são contratados para ensinar, treinamento prático em projetos é realizado e capacidades abrangentes de desenvolvimento de projetos são fortalecidas. Este é um curso eletivo adequado para estudantes que optam por encontrar emprego após a formatura.

(4) Estabelecer um módulo curricular flexível para o desenvolvimento de especialidades que acompanhe todo o processo.Com base na análise da situação acadêmica e na avaliação da personalidade dos alunos, orientar os alunos a escolher uma determinada direção de habilidade para se concentrar e incentivá-los a participar de estúdios especializados , competições de habilidades e projetos inovadores. Workshop, você pode trocar créditos por disciplinas eletivas por meio de vitórias em competições, trabalho em projetos, solicitação de patentes, publicação de artigos, realização de exames de certificação, etc.

おすすめ

転載: blog.csdn.net/2301_76571514/article/details/132170331