CLP Jinxin: O que é Cloud Native? Por que as empresas vão para a nuvem? Aí vem a interpretação do Cloud Native

Quer deixar a empresa ultrapassar no canto digital? O nativo da nuvem é um tópico inevitável.

Agora, mais e mais empresas não estão mais satisfeitas com a "competição no terreno" e começaram a adotar novos métodos - indo para a nuvem, abraçando a nuvem, "um passo à frente" e caminhando na vanguarda da transformação digital.

Então, o que é nuvem nativa? Qual é o efeito sobre a empresa?

O editor usará dois problemas para apresentá-lo ao nativo da nuvem

A primeira fase dos conceitos nativos da nuvem e as vantagens

O que é nuvem nativa?

versão figurativa

Simplificando, a nuvem nativa é uma grande fábrica.

O produto desta fábrica é o software. Nesta fábrica, todo o trabalho é automatizado como as máquinas da fábrica. Os desenvolvedores precisam apenas fornecer matérias-primas (código) e, em seguida, a fábrica processará automaticamente as matérias-primas em produtos de software.

Ao mesmo tempo, existem muitas máquinas inteligentes nesta fábrica, que podem coordenar automaticamente o trabalho para garantir a operação segura e estável do software. As máquinas para processamento de software também podem ser aumentadas ou diminuídas a qualquer momento para atender às necessidades de processamento de software atual, para que os desenvolvedores de software possam realizar facilmente o desenvolvimento, manutenção e atualização de produtos de software.

Profissional Plus

Não há uma resposta padrão para a definição de nativo da nuvem, mas o nativo da nuvem pode ser literalmente desmontado em nuvem e nativo .

A nuvem é relativa ao local.Aplicações tradicionais rodam em servidores na sala do computador local, enquanto aplicações em nuvem rodam na nuvem.

Native significa nativo, ou seja, o aplicativo é baseado em nuvem quando nasce, podendo rodar diretamente na nuvem ou migrar para a nuvem com muita facilidade.

Resumindo, o nativo da nuvem é um método de construção e execução de aplicativos, e é um novo conceito de TI baseado na nuvem.

Os quatro principais pontos e vantagens técnicas da nuvem nativa:

A indústria geralmente acredita que os elementos principais da nuvem nativa são arquitetura de microsserviço, DevOps, entrega contínua e conteinerização.

▪️Microservices é um método de dividir um aplicativo em pequenos serviços autônomos. Cada serviço pode ser implantado, dimensionado e mantido de forma independente. Com base na arquitetura de microsserviços, a flexibilidade e a capacidade de manutenção podem ser aprimoradas.

▪️DevOps é uma abordagem que integra desenvolvimento e operações para acelerar a entrega de software por meio de automação e colaboração. Essa abordagem melhora a comunicação e a colaboração entre desenvolvimento e operações, reduzindo erros e tempo de inatividade. O DevOps suporta iteração contínua e automação de operação e manutenção.

▪️Entrega contínua é um método de automatizar o processo de entrega de software para obter lançamentos de software mais rápidos e frequentes. Essa abordagem reduz o tempo de entrega e o risco e aumenta a eficiência da equipe de desenvolvimento.

▪️Containerização é um método de empacotamento de aplicativos e suas dependências em contêineres leves e portáteis. Os contêineres podem ser executados em qualquer ambiente que ofereça suporte a contêineres, permitindo que os desenvolvedores criem, testem e implantem facilmente aplicativos. A tecnologia mainstream atual é usar Docker+K8S.

Para empresas

Quais são os benefícios da nuvem nativa?

Primeiro, rápido o suficiente. Do ponto de vista de desenvolvimento e entrega, a tecnologia nativa da nuvem pode ser lançada e implantada rapidamente para promover o rápido lançamento de aplicativos de negócios e, quando o negócio cresce explosivamente, a demanda por recursos pode ser usada imediatamente.

Em segundo lugar , é estável o suficiente. Do ponto de vista da operação e manutenção, a estabilidade do negócio é sempre o primeiro. Através do monitoramento de pontos ocultos, coleta de logs de negócios, monitoramento de links e outros meios, a estabilidade do sistema de negócios é garantida durante o rápido processo de iteração. Obviamente, a nuvem nativa também pode simplificar a operação e a manutenção do sistema subjacente e realizar a automação da operação e manutenção na camada do aplicativo.

Terceiro, economize recursos. Através do "monitoramento do nível de água" dos recursos de computação, combinado com a situação de pico do negócio, quando a taxa de utilização do recurso é baixa, a especificação e a quantidade da alocação são reduzidas para reduzir o custo de todo o recurso e perceber a capacidade de controle de todo o processo de desenvolvimento, melhorando assim a utilização de recursos. Comparado com o investimento único em aluguel e construção de salas de informática e manutenção, o custo do uso da nuvem pública pode ser menor.

Por fim, há a inovação. Ao adotar a arquitetura de microsserviço, a empresa pode dividir razoavelmente a arquitetura inchada original e combinar a capacidade de orquestração de contêineres para obter entrega contínua, para que a empresa possa se transformar com sucesso em uma empresa orientada para DevOps.

Resumo: O benefício da nuvem nativa não é simplesmente migrar a arquitetura de TI da empresa para a nuvem. Somente alterando a arquitetura de aplicativos relacionados, métodos de desenvolvimento, implantação e métodos de manutenção, a empresa pode realmente perceber o valor da nuvem e aproveitar os dividendos trazidas pelas novas tecnologias de TI promoveram o pleno florescimento da construção digital empresarial.

おすすめ

転載: blog.csdn.net/zhongdianjinxin/article/details/131832043